Ato nacional pela soberania fechará semana de lutas dia 3 de outubro

Movimentos sociais unidos com mandatos parlamentares, preparam semana de atividades em defesa da Soberania Nacional

Dezenas de entidades se reuniram para formar um coletivo que pretende pautar nas redes e nas ruas temas essenciais para população brasileira. Atos espalhados pelo Brasil terão distanciamento social, distribuição de máscaras e álcool em gel.

O ato deve ser o palco de luta em defesa das empresas públicas de todos setores– petróleo, bancos públicos, correios, eletricidade, saneamento, transporte público e portos públicos que estão em sob a ameaça de extinção ou de privatização total ou parcial (venda de subsidiárias ou ações). A proposta é reunir todas as iniciativas que desejem participar do movimento.

O Ato também representará a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil em defesa do funcionalismo público, das minorias, contra o racismo, pelos Sem Terra, pelos Sem Teto, pelas Comunidades Quilombolas, pelos Povos Originários do Brasil, pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, pelos plenos direitos dos oprimidos, contra o feminicídio e todas as formas de violência contra as mulheres.

A mobilização se dá em defesa das Universidades Públicas e do desenvolvimento tecnológico, em defesa de nosso povo e nossas águas e florestas, pela segurança alimentar e contra o desemprego, a miséria e a fome que se alastram pelo Brasil.

O objetivo é um Brasil para o povo brasileiro. A luta é por uma sociedade que ofereça igualdade de oportunidade a todos e todas, sem distinção. Um estado que atue na gestão dos recursos públicos em atendimento às necessidades da população e da universalização de acesso aos direitos sociais previstos na Constituição.

A Luta é pela melhoria dos serviços públicos, por uma gestão eficiente do Estado com controle social e real representatividade dos interesses de todos os segmentos do povo brasileiro. Uma luta do povo e para o povo. Uma luta contra a entrega do patrimônio nacional para grandes corporações e fundos de investimento dominados por interesses de ampliação da riqueza dos bilionários, que visam apenas a exploração de nossas riquezas naturais e da nossa população, até a exaustão. Grupos financeiros de personalidade jurídica, mas sem coração, sem a percepção da pobreza e da fome, que se aprofunda por toda a Nação.

Lutamos por nosso patrimônio e nossa soberania e para nossa capacidade de desenvolvimento econômico e da criação de empregos com direitos trabalhistas, salário justos dentro de uma economia sustentável, que respeite nossa cultura e nossos saberes.

Somos uma nação rica e precisamos defender nossos recursos, nossas empresas, nossa economia e nosso meio ambiente.
O que:
Semana de luta em defesa da Soberania Nacional e por todas as pautas urgentes no Brasil

Quando:
Entre 28 de setembro e 3 de outubro – lives, manifestações de rua e materiais de divulgação online;
3 de outubro – atos presenciais em todos os Estados, respeitando a legislação sanitária de cada local e as regras de distanciamento social.

Fonte: Comitê de Luta em Defesa do Povo Brasileiro, contra as privatizações.