Ato no aeroporto de Cabo Frio por mais testes de COVID-19 em plataformas e contra alterações de voos no período de festas

Na manhã desta terça-feira (22), o Sindipetro-RJ realizou um ato por Saúde e Segurança do Trabalho no aeroporto de Cabo Frio-RJ. O protesto se motiva pela alteração dos locais de voo para os embarcados das plataformas  transferidos do aeroporto de Jacarepaguá para o de Cabo Frio, o que prejudicou a programação de muitos trabalhadores em seus deslocamentos, e contra as atuais condições de trabalho no trato da direção da Petrobrás em relação à COVID-19, exigindo a realização de mais teste a bordo das plataformas.

O Sindipetro-RJ, conforme fez em Carta ofício encaminhada  à Petrobrás nesta segunda (21) , pede a manutenção dos voos e exige que seja consultado neste tipo de situação. Desde o último dia 19/12, a Petrobrás implementou alteração dos voos de embarque e desembarque das plataformas P-74, P-76 e da UMTJ (Unidade Marítima Tijuca – Afretada), afetando o deslocamento de trabalhadores justamente no período de festividades do final de ano.

No documento o Sindicato exige:
– Suspensão imediata da medida durante as festividades de natal e ano novo;
– Que só se inicie qualquer mudança a partir do desembarque das turmas que estão iniciando o embarque agora, da mesma forma como é feito pela empresa no caso de férias;
– Que sejam estudadas formas alternativas, nas próximas duas semanas, para atender a necessidade de resolver quaisquer problemas de aglomeração nos aeroportos. Para isso, no que se refere também a hora extra no desembarque, solicitamos uma reunião com a gerência de Búzios e do E&P ainda nesta semana;
– Reunião com a EOR, também nesta semana.