Evento faz parte do calendário de ações da FNP e FUP em defesa da Petrobrás e do ACT
Nesta sexta (12), o Ato Nacional – contra as privatizações, contra o PPI, por comida no prato, emprego e um ACT digno – começou de manhã com carreata, depois se concentrou no Edifício SENADO e terminou, no início da tarde, no Edifício Sede (EDISE) que apesar de estar passando por reformas é símbolo da Petrobrás para o povo brasileiro.
Contra o PPI: DIESEL, GNV e gás de cozinha mais baratos, pra ter comida no prato!
A carreata foi organizada em conjunto pelo Sindipetro-RJ, pela Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Carga em Geral do Estado do Rio de Janeiro (FECAM-RJ), pelo Sindicato dos Taxistas Autônomos (STAM-RJ) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Autônomos, Autorizários ou Permissionários, Condutores, Auxiliares, Pessoal de Apoio e Afins em Transportes Alternativos do Estado do Rio de Janeiro (SINTRAL-RJ).
Na Penha, a concentração no início da manhã reuniu petroleiros, caminhoneiros, metalúrgicos, taxistas, motoristas de transporte complementar (alternativo) e de transporte escolar.
A carreata percorreu cerca de 20 quilômetros, atravessando vários bairros do subúrbio da cidade. A chegada da carreata no Centro ocupou parte da Avenida Henrique Valadares, em frente ao EDISEN.
Na porta do Edifício, a Segurança da empresa trancou a passagem na ponte de acesso ao Edifício, numa tentativa de atrapalhar o andamento do Ato, mantendo a prática autoritária de ações proibitivas da hierarquia privatista. Os trabalhadores chegaram a se deslocar para outra entrada do Edifício, na rua do Senado, mas a Segurança também fez bloqueio! Houve protestos!
Para encerrar o Ato, os manifestantes seguiram em passeata em direção ao EDISE. Agora, é manter e aprofundar a unidade dos petroleiros com trabalhadores de outras categorias para não perder direitos, defender o emprego e a Petrobrás 100% estatal para e pelo povo brasileiro!
Assista ao vídeo de cobertura do evento e compartilhe:
Acompanhe as notícias nas mídias do Sindipetro-RJ!