Auxílio deslocamento e retorno de férias: após indicativo de greve, Sindipetro-RJ e Petrobrás se reúnem para exigência do cumprimento de acordo

Petrobrás assumiu falha de comunicação com o sindicato e argumentou que “mudanças levam tempo”

Depois de mais de 50 dias sem respostas, na manhã desta sexta-feira (08/03), os diretores do Sindipetro-RJ reuniram-se com o RH da Petrobrás para defender os trabalhadores e as trabalhadoras contra abusos e cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A reunião foi marcada após a atuação combativa do sindicato, que convocou assembleias, ocorridas do dia 27 de fevereiro até o dia 07 de março, resultando em indicativo de greve de emissão de PTs.

Durante a reunião, o Sindicato foi firme quanto à interpretação abusiva e ao descumprimento do ACT por parte da empresa ao restringir o acesso ao auxílio deslocamento de uma parte dos trabalhadores da Exploração e Produção (E&P). Este tema e o retorno das férias foram os pontos principais do debate. Entenda mais sobre o movimento AQUI.

Em resposta aos questionamentos, os representantes da Petrobrás argumentaram que, desde janeiro, houve um esforço para resolver os problemas, mas assumiram uma falha de comunicação com o sindicato e argumentaram que “mudanças levam tempo”.

É importante ressaltar que o movimento grevista foi resultado do fechamento da negociação por parte da empresa. Com a mobilização da categoria a conversa com a Petrobrás voltou a acontecer, entretanto, apesar de ter sinalizado que está trabalhando para as resoluções, o RH não apontou nenhuma medida concreta que justifique o fim da paralisação.

Greve mantida
Com o impasse na resolução das demandas da categoria de forma rápida e efetiva, o Sindipetro-RJ reafirma e pede que todos e todas se mantenham mobilizados. O retorno das assembleias foi claro diante da legitimidade dessas reivindicações. Na falta de respostas concretas da empresa, não vamos recuar.