Operação policial inviabiliza campanha de solidariedade do Sindicato atender ao Granes Quilombo

O Sindipetro-RJ informa que suspendeu a ação de distribuição de gás de cozinha subsidiado que estava programada para ser realizada neste sábado (22/05) no Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba (Granes) Quilombo, que fica no conjunto Fazenda Botafogo em Coelho Neto, zona Norte do Rio de Janeiro. A suspensão do evento, que seria em apoio à greve dos trabalhadores da PBIO, se deve a uma operação policial que ocorre na favela do Acari

Isso mostra mais uma vez como a política de segurança promovida pelo governo do estado do Rio de Janeiro, comandada pelo governador Cláudio Castro, expõe os moradores das favelas do Rio às balas da política de segurança genocida que criminaliza pretos, pobres e favelados no estado.

Uma decisão liminar , assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) , Edson Fachin , em junho do ano passado (2020) , proibiu operações policiais nas favelas e periferias do estado. A decisão de Fachin ocorreu após um corretor de imóveis ser morto a tiros após promover a distribuição de cestas básicas no bairro de Cordovil.

Desta forma, e em respeito e preocupado com a segurança dos moradores, o Sindipetro-RJ anuncia a suspensão da ação que estava programada pela Campanha de Solidariedade Petroleira.

A Campanha Solidariedade Petroleira que desde abril de 2020 atua para ajudar moradores de favelas e pobres em geral no estado do Rio de Janeiro. A iniciativa promovida pelo Sindipetro-RJ agrega a categoria petroleira a partir da doação de cestas básicas e máscaras de prevenção contra COVID-19 e da distribuição subsidiada de botijões de gás de cozinha.

Além disso, um dos objetivos da Campanha de Solidariedade Petroleira é conscientizar a população sobre a necessidade da luta contra a privatização do Sistema Petrobrás para que haja redução dos preços de combustíveis como gasolina, diesel, e sobretudo, gás de cozinha. Este último item fundamental de consumo para a população em favelas cariocas. Ação que o estado governado pelo senhor Cláudio Castro deveria fazer, ao invés de promover um ambiente de guerra e mortes como ocorreu na operação policial da Favela do Jacarezinho que causou a morte de 28 pessoas.