Desemprego em massa para trabalhadores de outras regiões do Brasil já se apresenta
Para uma plateia de empresários cariocas, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Roberto Castello Branco disse que as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural e também o refino vão se concentrar nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Disse ainda que a Petrobrás é uma empresa do Rio de Janeiro, mas como vai intensificar o foco nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás, até 2022, as suas operações e as suas refinarias, além desse estado, ficarão concentradas em São Paulo e no Espírito Santo, mantendo apenas as refinarias no Rio e São Paulo. “Vão ficar nesses três estados” – disse.
Desmonte em andamento no Nordeste
A Petrobrás confirmou nesta sexta-feira (6) que vai desocupar o edifício Torre Pituba (Ediba), em Salvador. Em nota, a direção da empresa disse que a saída não é um movimento “pontual em uma região específica” e afirmou que estuda desocupar outras instalações no país.
A direção segue com o processo de venda das refinarias RLAM (BA) e RNEST (PE); FAFENs da Bahia e Sergipe estão hibernadas; vendeu a malha de gás da TAG; pôs à venda a totalidade de suas participações em 14 concessões de exploração e produção terrestres, localizadas no estado da Bahia, denominadas conjuntamente de Polo Recôncavo. Também na Bahia anunciou a venda da totalidade de suas participações em oito concessões de exploração e produção terrestres, denominadas conjuntamente de Polo Rio Ventura.
Categoria petroleira, vamos à greve para defender a Petrobrás e o conjunto de trabalhadores do país contra isso tudo que está sendo implementado.