Gerência do CENPES cria “covidário” e expõe trabalhadores à doença

Absurdamente, os operadores da sala principal de controle do CENPES foram transferidos para um local pequeno e sem ventilação, que já ganhou o apelido de “covidário”. Diferente da sala anterior, esta sala não tem vestiário, banheiro ou copa. E pior, a empresa alegou que a mudança era para juntar os trabalhadores, visando “melhor integração” entre eles.

A mudança ocorreu há seis meses e desde então o Sindipetro-RJ está acompanhando o problema junto à CIPA local, pois a nova sala não atende aos trabalhadores e, principalmente, gera insegurança com relação à saúde diante da pandemia causada pelo coronavírus. Além disso, há rumores de que o objetivo da transferência da sala principal de controle para um espaço muito menor visa a contratação de serviço terceirizado.

Retrocessos

O Centro de Pesquisas da Petrobrás, que guia os passos da empresa no presente e no futuro, tem sofrido com a precarização generalizada. A retirada dos operadores da sala principal para uma sala completamente inadequada representa hoje o descaso da gestão bolsonarista na Petrobrás com a saúde da força de trabalho, muito diferente das propagandas que veicula de que é prioridade da empresa “promover o trabalho com segurança, prevenindo riscos e incentivando estilos de vida mais saudáveis”.

Destaques