Participe das assembleias programadas e da manifestação na quinta (02/03), às 12h

A grave situação chegou ao ponto de ter como reivindicação o contingente mínimo para garantir atendimento às demandas de rotina e principalmente às emergenciais.

Desde o início das atividades da Expansão do CENPES, o SMS de turno sempre foi composto pelo extinto (e não informado formalmente para população CENPES ) COTUR e 2 técnicos de segurança de Turno.

Com a redução do quadro de funcionários, via aposentadorias e PIDV, o efetivo do turno do SMS não foi reposto. Hoje, são apenas 11 profissionais, sendo que um deles, que exercia a função de COTUR, é técnico de manutenção.

Com a finalidade de não pagar horas extras em função do reduzido contingente, até mesmo o Supervisor (que não é TST) atua em turno no lugar dos técnicos de segurança em diversas ocasiões.

Recentemente, pela dificuldade de cobertura, foi sugerido pelo supervisor que um BPC assumisse o posto de um técnico de segurança de turno.

Aumento de acidentes

Importante ressaltar ainda que com o aumento de efetivo do CENPES e o retorno ao trabalho presencial de parte dos funcionários da Unidade, bem como a chegada da LOEP no site, os acidentes têm acontecido e é urgente a necessidade de reposição do efetivo de turno do SMS, paralelamente garantindo que apenas técnicos de Segurança do Trabalho atuem em turno.

Lembrando que o Técnico de Segurança do Trabalho não apenas é reconhecido pelos trabalhadores como tem conhecimento do site, sistemas e equipamentos.

Por providências urgentes no Complexo!

Símbolo do descaso – Depois da assembleia na quinta (02), às 12h, os trabalhadores vão cantar o Parabéns (com bolo e tudo!) no aniversário do castelo (caixa d’água que está sem uso, começou a ser reformada em 2019 e a obra até hoje não foi concluída!).

Todos os trabalhadores – próprios, terceirizados, ativos, aposentados e de folga estão convocados para a “festa de aniversário do castelo”!