CENPES: redução de efetivo mínimo favorece terceirização

Desde segunda (03), terceirizados na área de conforto térmico da empresa EQS estão em serviço de apoio ao operacional no CENPES. Um técnico de dia e outro à noite atendem simultaneamente ao CENPES antigo e ao CENPES novo em turnos de 12 horas. Antigamente, havia apoio operacional desse tipo – prestado por terceirizados, mas apenas em horário administrativo, como foi o de técnicos de ar condicionado.

Por enquanto, segundo apuração da direção do Sindicato, que tem estado diariamente no local – inclusive devido à greve de trabalhadores da empresa ALLControl – os terceirizados da EQS não estão operando, mas ficam disponíveis para apoios que venham a ser necessários, como por exemplo a abertura manual de uma válvula.

Apesar destes trabalhadores só estarem no serviço para ajudarem em caso de necessidade e não emitirem PT, o Sindipetro-RJ está de olho, pois o serviço operacional vem sofrendo com a redução do efetivo há alguns anos, gerando inúmeros problemas operacionais e acidentes. E como é fato, para se trabalhar no setor é preciso ter conhecimento aprofundado do serviço, além de treinamento específico, que os terceirizados não recebem de forma adequada pelas empresas que os recrutam.

Junto à Petrobrás, o Sindipetro-RJ já tomou providências enviando, no dia 30/04, ofício solicitando informações sobre quais serão as atividades desempenhadas pelos terceirizados da EQS no CENPES: Ofício 93 – Atribuições dos trabalhadores da EQS

Destaques