Nesta quinta-feira (02/03), o Sindipetro-RJ promoveu um ato no CENPES em defesa da pesquisa, por investimentos, valorização e proteção dos estudos e descobertas nacionais; pela valorização das diretrizes de segurança, meio ambiente e saúde (SMS); e pelo fim da terceirização na Planta Piloto e Compartilhado; pela recomposição do efetivo, inclusive com a reversão da terceirização na manutenção, laboratórios, entre outros setores da unidade; e por um turno com efetivo adequado
O Sindicato entende que a terceirização da planta piloto do CENPES e da operação da unidade é mais um ataque contra a unidade que sofre nós últimos anos com o sucateamento e precarização. Sem contar que a situação fere o plano de cargos e salários próprios da Petrobrás. Em outras unidades, como o GALUSB, a questão da terceirização na operação se repete.
O Sindipetro-RJ denuncia também os casos de assédio moral e sexual que crescem de forma assustadora contra trabalhadoras próprias e terceirizadas.
Além disso, o evento denunciou a lentidão da obra da caixa d’água da unidade que se arrasta por quatro anos.
Chega de abandono e descaso!
O Sindipetro-RJ no ato apontou os seguintes eixos de reivindicações para o CENPES:
GESTORES – Fora, irresponsáveis que aprofundaram os problemas na Unidade;
PESQUISA – Por investimentos, valorização e proteção dos estudos e descobertas nacionais;
SMS – Pela valorização das diretrizes de segurança, meio ambiente e saúde;
OPERAÇÃO – Fim da terceirização na Planta Piloto e Compartilhado e por um turno com efetivo adequado.
Em defesa dos terceirizados
O Sindicato e a base presente no ato também cobraram por segurança e transporte digno para os trabalhadores próprios e terceirizados.
Os trabalhadores presentes votaram em assembleia uma moção contra a terceirização na planta piloto e operação e pelo estado de alerta do pessoal do administrativo.
Bolo com sabor de protesto
No encerramento do ato, o Sindipetro-RJ e a base dos trabalhadores do CENPES cantaram “parabéns” pelo aniversário do descaso com a obra da caixa d’água da unidade que se arrasta por quatro anos, com direito a bolo.
Roda de Conversa pelo 8M
Pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, o Sindipetro-RJ vai promover uma roda de conversa no CENPES no dia 07 de março, na Praça da Bandeiras a partir de 11h30.
Confira o registro do ato no CENPES