CENPES: ato em defesa da pesquisa, investimentos, SMS, terceirizados e contra assédio e terceirização 

Nesta quinta-feira (02/03), o Sindipetro-RJ promoveu um ato no CENPES em defesa da pesquisa, por investimentos, valorização e proteção dos estudos e descobertas nacionais; pela valorização das diretrizes de segurança, meio ambiente e saúde (SMS); e pelo fim da terceirização na Planta Piloto e Compartilhado; pela recomposição do efetivo, inclusive com a reversão da terceirização na manutenção, laboratórios, entre outros setores da unidade; e por um turno com efetivo adequado

Mobilização no SOS CENPES

O Sindicato entende que a terceirização da planta piloto do CENPES e da operação da unidade é mais um ataque contra a unidade que sofre nós últimos anos com o sucateamento e precarização. Sem contar que a situação fere o plano de cargos e salários próprios da Petrobrás. Em outras unidades, como o GALUSB, a questão da terceirização na operação se repete.

O Sindipetro-RJ denuncia também os casos de assédio moral e sexual que crescem de forma assustadora contra trabalhadoras próprias e terceirizadas.

Além disso, o evento denunciou a lentidão da obra da caixa d’água da unidade que se arrasta por quatro anos.

Chega de abandono e descaso!

O Sindipetro-RJ no ato apontou os seguintes eixos de reivindicações para o CENPES:

GESTORES – Fora, irresponsáveis que aprofundaram os problemas na Unidade;

PESQUISA – Por investimentos, valorização e proteção dos estudos e descobertas nacionais;

SMS – Pela valorização das diretrizes de segurança, meio ambiente e saúde;

OPERAÇÃO – Fim da terceirização na Planta Piloto e Compartilhado e por um turno com efetivo adequado.

Em defesa dos terceirizados

O Sindicato e a base presente no ato também cobraram por segurança e transporte digno para os trabalhadores próprios e terceirizados.

 

Os trabalhadores presentes votaram em assembleia uma moção contra a terceirização na planta piloto e operação e pelo estado de alerta do pessoal do administrativo.

Trabalhadores e trabalhadoras em votação

 

Bolo com sabor de protesto

No encerramento do ato, o Sindipetro-RJ e a base dos trabalhadores do CENPES cantaram “parabéns” pelo aniversário do descaso com a obra da caixa d’água da unidade que se arrasta por quatro anos, com direito a bolo.

O bolo “celebrou” os quatro anos da obra inacabada da caixa d’água do CENPES

Roda de Conversa pelo 8M

Pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, o Sindipetro-RJ vai promover uma roda de conversa no CENPES no dia 07 de março, na Praça da Bandeiras a partir de 11h30.

Confira o registro do ato no CENPES

 

 

 

 

 

Destaques