Chamado para doação de sangue: usado em diversas situações, o sangue é insubstituível

Paulo Antônio Dantas, pai do petroleiro aposentado Paulo Antônio Dantas Filho, está internado no CTI do Hospital Copa D’Or, precisa de transfusão de sangue, mas o Hospital solicitou doações ao banco de sangue Serum, que possui duas unidades: Barra da Tijuca (Av. Ayrton Senna, 2150 – 21 996957470) e Centro (Av. Marechal Floriano, 99 – 21 3030-6761). O funcionamento é de 2ª a dom, das 7 às 18h (inclusive feriados).

A doação de sangue é um gesto solidário que salva vidas. Você doa uma pequena quantidade do próprio sangue para um banco que atende pessoas feridas em situação de emergência ou calamidades. As transfusões são usadas em intervenções médicas de grande porte e complexidade como transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. O sangue é indispensável também para pacientes com doenças crônicas graves que precisam receber o sangue para que possam viver com mais qualidade de vida.

Segundo o Ministério da Saúde, que está reforçando nesse momento a importância da doação de sangue, uma doação, que equivale a uma bolsa de sangue (450 ml) pode salvar, em geral, até quatro vidas! A campanha visa manter os estoques de sangue “sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar”.

O Sindipetro-RJ apoia a doação voluntária de sangue e usa a necessidade dos petroleiros e de seus familiares para chamar a atenção da categoria para a importância dessa doação.