Greve no CNCL continua! Transpetro negocia contingência com Sindipetro RJ

Acordo provisório será reavaliado em assembleia nesta terça (23)

Na tarde deste sábado (20/08), o RH da Transpetro e a Gerência do CNCL aceitaram os termos apresentados pelo sindicato, já que a contingência da empresa não deu conta do trabalho frente à enorme adesão ao movimento. O sindicato já havia alertado os gestores sobre esta previsível situação, mas a direção da Transpetro optou por não atender aos pleitos dos empregados nem negociar a contingência de imediato, ao passo que insiste em uma proposta de ACT que prevê a exclusão da cláusula de garantia no emprego e do adicional de Mestra, entre outros ataques.

Teve console vazio, trabalhadores passando mal por stress e estafa, operação de dois consoles ao mesmo tempo e um longo etc de problemas operacionais. A incapacidade de engenheiros, coordenadores e pelegos importados de assumirem os consoles ficou evidente.

À proposta de 39 operadores (60% em 3 grupos) na contingência, a empresa apresentou a inclusão insjustificada de 3 COTURs, de pronto rejeitada pelo sindicato.

Por outro lado, ficou acordado que todos os procedimentos que compõe o padrão de segurança da operação serão estritamente observados, restando explicitamente vedado transientes paralelos – os operadores só poderão partir um duto de cada vez.

A preocupação com a segurança das operações e a saúde dos grevistas da contingência norteou nossa atuação. O sindicato solicitou validar, permanentemente, junto a um programador logístico , as justificativas para a quantidade e complexidade das tarefas a serem desenvolvidas em cada jornada. A empresa negou! O sindicato considerou também o número reduzido de operadores, a relação trabalho/folga alterada e ambiência para lá de prejudicada, ao propor trabalho conjunto com um programador logístico de bateladas.

Mediante o impasse criado pela empresa nesse quesito, foi estabelecido um acordo de contingência provisório, a ser revalidado ou ajustado após o ciclo dos 3 grupos, quando serão avaliadas as condições de SMS em consulta aos trabalhadores.

Restou ainda consignado em ata que o Sindipetro RJ alertou que qualquer incidente ou acidente será responsabilidade exclusiva da empresa.

Um dia histórico, uma batalha vitoriosa nesta guerra que se intensifica!
O modus operandi da Petrobrás é nunca, jamais, negociar contingente e assumir a produção com sua tropa de puxa-sacos, movimentando inclusive operadores de outros estados (o famoso “pelego exportação”). A negociação de contingente no TABG em 2015 e agora no CNCL foram exceções. Sem entrar em outros aspectos da mobilização, do assédio, da proposta de ACT, da intransigência da empresa etc., este fato por si só é significativo para demonstrar o grau de adesão destas duas greves e de suma importância para a percepção de sua força pelos próprios trabalhadores.

Contingência assume na manhã de domingo
A empresa acatou a lista de nomes do sindicato e fará a primeira convocação para o primeiro grupo, reservado ao sindicato o direito de efetuar trocas. Após a negociação com a empresa, foi ainda realizada uma reunião com os grevistas, no final da tarde de sábado, para esclarecimentos e orientações.

Foram acordados os seguintes termos:

  1. Contingente de 60% do efetivo.
  2. Nomes indicados pelo sindicato.
  3. Sindicato pode fazer substituições.
  4. Os COTURs e CSOs não integrarão a contingência.
  5. As operações seguirão os procedimentos de segurança padrão
  6. Expressamente vedada a partida de um duto antes da estabilização do anterior.
  7. O sindicato consignou em ata que qualquer acidente ou incidente é responsabilidade da empresa.
  8. As condições de saúde e seguranca serão avaliadas a cada três dias, para revalidação ou ajuste no acordo de contingência.
  9. Reunião agendada para quarta-feira (24).

A greve segue firme e forte!
Será realizado novo ato na segunda-feira (22) às 6h30 e assembleia de avaliação na terça (23) às 18h.

LINKS:

▶️ GREVE DO CNCL SEGUE FIRME!
Pela continuidade do pagamento do adicional de mestra e contra o conjunto de ataques do ACT.
https://www.instagram.com/p/Chdb8xQriT8/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

▶️ Trabalhadores próprios e terceirizados no TABG fazem movimentações em apoio à greve no CNCL

Movimentação no TABG em apoio à greve do CNCL

▶️ Conheça mais sobre a GREVE DO CNCL

▶️ Trabalhadores do ADMINISTRATIVO DA TRANSPETRO SEDE / INTEGRA aprovam GREVE

Trabalhadores do ADMINISTRATIVO DA TRANSPETRO SEDE / INTEGRA aprovam GREVE

Destaques