Na quinta (25), o GT de Combate às Opressões do Sindipetro-RJ promoveu o primeiro encontro mensal do Grupo no auditório do Sindicato, com o objetivo de conhecer e debater meios de reagir às diferentes formas de assédio e violência no trabalho praticadas nas unidades da Petrobrás e que causam doenças a uma parcela dos petroleiros e, na maioria das vezes, terminam de forma silenciosa.

No encontro, foram exibidos trechos de vídeos de dramaturgias que mostram situações de assédio num escritório e houve debate.

O Sindicato quer conhecer e combater esses problemas que afetam milhares de brasileiros e que estão também no ambiente de trabalho dos petroleiros.

A reunião contou com a participação de diferentes petroleiros (as) interessados (as) pelo tema ou atingidos diretamente por essa realidade, lotados em diferentes gerências da companhia, como Ouvidoria, Secretaria de Ética, AMS, RH, entre outros.

Foi lançado o primeiro vídeo da série “Amar Sem Temer”, realizado pela TV Petroleira do Sindipetro-RJ — a partir de um vídeo-denúncia que aconteceu em dezembro passado, na Logística da Fronape —, com a presença do psicólogo Alexandre Nabor França, especialista em Políticas Públicas e Cultura de Direitos. “É fundamental refletirmos e não aceitarmos um ambiente de trabalho que propicia o adoecimento de trabalhadores por estarem em condições como a de ser mulher ou a de ter a pele negra ou a de ser gay, por orientação sexual ou a de uma transexual ou a de uma travesti na condição de sua identidade de gênero”, afirmou França.

O GT tirou diferentes encaminhamentos, dentre eles, a criação de um canal de denúncia no Sindipetro-RJ para recepção das denúncias de assédio e violência na Petrobrás, buscar parcerias com uma organização pública do Setor Judiciário, fazer uma campanha contra o assédio na Petrobrás e se incorporar às atividades do Dia Internacional da Mulher, dentre outros. Acompanhe as notícias sobre o GT! Assista ao vídeo na TV Petroleira e compartilhe!

A próxima reunião está marcada para o dia 22/2 (quinta), às 17h, no auditório do Sindipetro-RJ!

Destaques