Petrobrás confirma Comissão quadripartite

Agora é manter e fortalecer a mobilização. Entidades do Fórum, Petrobrás, Petros e governo (Sest e Previc) irão compor uma Comissão para resolver PEDs assassinos

Na manhã desta terça (02), 13º dia do acampamento-vigília na porta da sede da Petrobrás no EDISEN, representantes das entidades do Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros foram recebidos para reunião com a Petrobrás.

Representantes da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Federação Única dos Petroleiros (FUP), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf), Federação das Associações de Participantes de Fundos de Pensão, Anistiados, Empregados e Ex-Empregados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe) e da Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep) reuniram-se com a diretora de Assuntos Corporativos da Petrobrás, Clarice Coppetti, que confirmou a formação de uma Comissão quadripartite para buscar solução para que haja o fim dos PEDs.

Governo envolvido na negociação

No dia 25/06, a presidente da empresa, Magda Chambriard, em reunião entre as lideranças do Fórum, apontou que a solução para os equacionamentos dos déficits dos planos PPSP-NR e PPSP-R deveria passar obrigatoriamente pelos órgãos de controle e citou o Tribunal de Contas da União (TCU).

Os representantes da categoria enfatizaram, então, a urgência de uma solução definitiva para os PEDs e propuseram então a formação de uma comissão com as entidades, a Petrobrás, a Petros e a participação dos órgãos de controle da Petrobrás e da Petros: Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) do Ministério da Previdência Social. Leia mais: https://sindipetro.org.br/vigilia-petros-presidenta-da-petrobras-recebe-entidades/

Acampamento-vigília permanente

Desde o dia 20, depois de ato convocado pelo Fórum, aposentados, pensionistas e trabalhadores estão acampados em vigília permanente na porta do EDISEN, exigindo respostas urgentes que acabem com os Planos de Equacionamentos de Déficits do Fundo Petros que achacam seus contracheques levando a doenças e morte.

Pelo fim dos PEDs, já!