5º Congresso da CSP-Conlutas: Central sindical e popular com independência dos governos e patrões

O conjunto de delegados presentes no Congresso contou com a participação de petroleiros e petroleiras. Realizado entre os dias 7 e 10/09, no Clube Guapira (SP), o Congresso aprovou resoluções com plano de lutas e internacionalismo que apontam as políticas da Central para o próximo período

Divididas por temas, houve 10 votações sobre Conjuntura Internacional, Conjuntura Nacional, Balanço Político e Plano de Ação, Organização e Estrutura Sindical, Taxa Negocial, Combate às Opressões, Negros e Negras, LGBTs e Luta Por Moradia.

Dentro da situação nacional, a Central reafirmou a independência de classe e autonomia em relação a todos os governos e patrões.

Fortalecimento da Rede Sindical Internacional

Logo após o Congresso da CSP-Conlutas, aconteceu, no dia 11/09, o 5º Encontro Internacional da Rede Sindical de Solidariedade e Lutas com painel dedicado a discutir a conjuntura internacional através da participação de ativistas do Brasil, Equador, Chile, Argentina, Angola, Botsuana, Togo, Estados Unidos, Itália, Catalunha, Estado Espanhol, Reino Unido, Polônia, França, Palestina e Ucrânia, destacando as ofensivas do capitalismo em decorrência da crise desde 2008 e que se aprofundaram na pandemia.

Foram denunciadas as ações repressoras à organizações sindicais e às manifestações que se levantam contra os planos neoliberais e os ataques à classe trabalhadora.

O Encontro fortaleceu a Rede e a Campanha em Solidariedade à Resistência Ucraniana.