Congresso da FNP: unidade petroleira, defesa de nossos direitos e do patrimônio do Brasil

A construção de uma unidade de ação entre os trabalhadores e suas organizações na defesa dos seus direitos e das riquezas de nosso país e a luta contra a impunidade dos desastres ambientais causados pela Vale em suas barragens darão a tônica do 12º Congresso Nacional da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), cujo tema é “A tragédia das privatizações, de Brumadinho à entrega do Pré-Sal”, a ser realizado entre 2 e 5 de maio, no Hotel Vila Galé, localizado na Rua do Riachuelo, nº 124, Lapa, no Rio de janeiro.

O contexto atual é de graves ataques, privatização completa e acelerada do Pré-Sal, das subsidiárias, das refinarias, dos dutos e terminais, das demais estatais e das nossas riquezas, além da perda do direito à aposentadoria tanto com a Reforma da Previdência, quanto com o ataque aos fundos de pensão como a Petros e a retirada ou a oneração abusiva de todos os planos de saúde das estatais.

Na quinta (2/5), o destaque fica por conta da Plenária Inter Categorias em Defesa das Estatais que será realizada entre 18h e 20h.

Agora, conheça a programação do Congresso:

Quarta – 01/05/2019

Chegada dos membros da comissão organizadora e dos colaboradores que organizarão o Congresso.

Quinta – 02/05/2019

8 horas – Chegadas das Delegações

9 horas– Credenciamento

12 horas às 14 horas – Almoço

14 horas às 17 horas – Plenária Geral e VI Plenária de Aposentados e Pensionistas, com Painel da Reforma da Previdência / Petros.

17 horas às 19 horas– Reunião das Assessorias Jurídicas da FNP e Sindicatos.

18 horas às 20 horas – Plenária Inter Categorias em Defesa das Estatais.

20 horas às 21 horas – Jantar

Sexta – 03/05/2019

8 horas ás 10 horas – Abertura do Congresso – Votação do Regimento, Prestação de Contas e Parecer do Conselho Fiscal.

10 horas às 11 horas 50 minutos – Painel sobre Defesa das Estatais.

12 horas às 14 horas – Almoço.

14 horas às 15 horas 50 minutos – Painel Estratégia de Mobilizações;

16 horas às 18 horas – Painel de Opressões “De Rosa Luxemburgo a Marielle Franco” A Luta contra a Opressão e a Exploração.

18 horas ás 20 horas – Palestra de comunicação: “ Os desafios das comunicações de massa das mídias sociais”.

20 horas às 21 horas – Jantar.

Sábado – 04/05/2019

09 horas às 13 horas – 04 Grupos de Trabalho discutirão concomitante e em separado e apresentarão resoluções para: Campanha contra o desmonte da Petrobrás e das Estatais, das vendas de ativos, das parcerias, fechamento de unidades, contra o Planejamento Estratégico da Petrobrás 2019/2023. Organização de Base; para o ACT 2019, estratégia de luta, plano de ação; eleição para os Conselhos Petros e Petrobras e demais empresas do Sistema Petrobrás, etc, Plano de Ação para a defesa da Petros e Plano Alternativo feito pelas instituições e contra o Plano Petros 3.

13 horas às 14 horas – Almoço;

14 horas 30min às 19 horas – Debate dos grupos separadamente.

Grupo 1 – Campanhas e Organização Sindical Petroleiros, Organização e Plano de Ação para as Oposições

Grupo 2 – PLR, efetivo e Comunicação;

Grupo 3 – Terceirização de Atividade fim e Empresas do Setor Privado, SMS – Segurança, Meio Ambiente e os Atos de Práticas antissindicais e Combate a Opressão, Assédios Moral e Sexual;

Grupo 4– A Seguridade Brasileira – Previdência Pública e Complementar, Saúde Pública, Privada e Assistência Social – Petros, Eleições dos Conselhos e defesa da AMS;

18horas 30minutos às 19horas 30minutos – Reunião com os representantes das Oposições; “Organização e Reconhecimento da FNP”.

19h30 às 21h00 – Jantar.

Domingo – 05/05/2019

09horas – Assembleia geral da plenária final para condução da nova diretoria, alteração do endereço da sede da FNP e votação das Resoluções.

13horas– Encerramento do Congresso e retorno das delegações.

Versão do impresso Boletim CXIX