Congresso da FNP aprova unidade na luta para avançar no ACT da Petrobrás

Os 121 delegados e delegadas do XIII Congresso da FNP aprovaram a construção da unidade da categoria petroleira com mesa única de negociação entre as duas federações e a Petrobrás, na luta pela recuperação das perdas do ACT e na defesa da estatal pública a serviço dos brasileiros. O Congresso se encerrou no domingo (1º/05), após quatro dias de debates, em Santos-SP.

“Foi um congresso bastante positivo sobre conjuntura internacional e nacional, debates sobre anistiados e grupos de discussão. Conseguimos sair do congresso com muitas resoluções que vão poder preparar a categoria para os desafios que virão, não só em relação ao ACT, mas como também a necessidade de uma aliança entre trabalhadores próprios e terceirizados. Esse congresso ainda apontou a necessidade de integração das lutas, já que todos nós somos petroleiros. O Congresso também aprovou a formação política para dirigentes sindicais, sobre a questão das opressões. Então, o saldo final é que foi um congresso muito produtivo e fico com a sensação de que a categoria petroleira sai deste encontro preparada para os desafios que estão sendo colocados” – avalia Ana Paula Baião, delegada de base do Rio de Janeiro, lotada no CENPES.

O encontro também definiu que a campanha reivindicatória deste ano será para recuperar direitos perdidos no último ACT e para avançar nos ganhos do Acordo Coletivo. Na pauta de reivindicações aprovada estão pontos como a luta por aumento real de salários, volta dos 100% de hora extra troca de turno, relação de custeio 90×10 da AMS e retorno dos 13% da margem consignado, volta do adicional de gasoduto na Transpetro e TABG, entre outros pontos.

O objetivo será pautar junto à Petrobrás a extensão do ACT enquanto durarem as negociações, para evitar chantagens por parte da empresa.

Por fim, o sentimento que fica sobre o Congresso é positivo. “Vejo que a Federação consolida cada vez mais sua posição perante os colegas petroleiros e estou satisfeita de integrar esse processo” – disse Helayne Segatto, diretora do Sindipetro-RJ.

Eleições

O Congresso também aprovou que a FNP faça um chamado aos presidenciáveis a assinarem a carta compromisso “Petrobrás para os Brasileiros”, um programa contendo 10 pontos de defesa da estatal para o povo. A carta propõe eixos como o retorno a uma Petrobrás 100% estatal, fim das privatizações e do desinvestimento, fim do PPI e diminuição geral dos preços dos combustíveis e gás de cozinha, recuperação da capacidade de produção das refinarias, dentre outros.

Nas eleições deste ano, a FNP divulgará as candidaturas de petroleiros e petroleiras do campo político da Federação, mediante assinatura do programa votado no Congresso.

Nova diretoria FNP eleita no Congresso

Vando Santana Gomes – AL/SE
Samuel Kennup – SJC
Tiago Pantoja Lopes – PA/AM/MA/AP