Continuam as assembleias sobre a assinatura do Acordo sobre TIR 12h

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Na minuta apresentada pela hierarquia da empresa (link abaixo), os trabalhadores teriam que abrir mão de passivos (horas extras a receber em função do não gozo de horas de folga previstas na legislação) gerados anteriormente com as tabelas de 8 horas.

Trata-se simplesmente de abrir mão de direitos e por isso a orientação do sindicato, como não poderia deixar de ser, é a rejeição da proposta, em que pese a imoral chantagem por parte da empresa de imposição da tabela de 8h 3×2, coisa que, reconhecidamente não interessa a nenhuma das partes, que já haviam acordado sobre as 12h.

É lamentável que o RH da Petrobrás esteja se aproveitando da boa-fé dos trabalhadores quanto à manutenção do TIR 12 horas e aplicação das tabelas escolhidas pelos trabalhadores, que, inclusive, é de interesse da empresa, para introduzir uma cláusula na minuta para forçar os trabalhadores a reconhecem que todas as tabelas passadas atendiam à legislação e se comprometam a retirar ou não entrar com ações judiciais. Um tema já judicializado pelo Sindipetro-RJ e que não guarda qualquer relação com o tema de 12h.

Querem implantar o regime que lhes interessa, se isentando de pagar pelos erros do regime anterior em outro contexto legislativo.

Mais um ato antissindical de “coagir” os trabalhadores a aceitarem abrir mão de possíveis direitos frente à ameaça por ter que voltar para escala diferente daquelas aprovadas em assembleias e que a própria empresa havia se comprometido a aplicar sem esse condicionante, no mínimo, imoral.

Passivos trabalhistas

Para explicar os motivos das críticas à minuta da Petrobrás, o Sindipetro-RJ gravou um vídeo para que o próprio trabalhador possa identificar se as tabelas anteriores de 8 horas que tenha laborado apresenta alguma irregularidade em vista das ações judiciais feitas pelo Sindicato.

Assista ao vídeo: http://bit.ly/passivo12h

Apresentação detalhada em PDF: https://sindipetro.org.br/wp-content/uploads/2021/09/Apresentacao-Tabelas-de-Turno-8h-passivo.pdf

Minuta da chantagem
Conheça na íntegra os termos apresentados pelo RH (no caso, o exemplo da unidade CENPES – ACT Turno 12 CENPES RJ

Destaques