Correios: situação da campanha reivindicatória da categoria

Os empregados da estatal estão em greve desde o último 10 de setembro. confira!

Os Correios estão entrando em greve, e como sempre, os jornais que todos vocês assistem, não informam os verdadeiros motivos, portanto vou tentar explicar para quem estiver interessado em se informar, antes de julgar. Desde julho está ocorrendo a negociação entre Sindicato e Correios, que até então estava com um presidente que defendia um Correios Estatal (ao menos nas redes sociais ) e que por isso foi demitido.

O novo governo então, com o intuito de privatizar os Correios colocou um presidente que trabalhasse para isso, sendo assim, ele propôs absurdos, pois sabe que os trabalhadores com medo de uma privatização, aceitariam qualquer coisa. As perdas de benefícios e proposta de aumento abaixo da inflação são tão absurdas, que o TST (Tribunal Superior do Trabalho) interveio e pediu para prorrogar as negociações até o fim de agosto.

O novo presidente dos Correios, estrategicamente sabendo que os trabalhadores não vão aceitar as propostas, se nega a negociar, força os trabalhadores a fazerem greve, com uma mídia a serviço desse sistema, jogando a população contra os trabalhadores.

Simplesmente ignora o TST, deixando clara sua intenção de privatização, forçando os trabalhadores a iniciar uma greve, prejudicando a todos, simplesmente para facilitar uma possível privatização.

Os Correios tiveram lucro nestes últimos dois anos. Não usamos dinheiro da União, pelo contrário, nosso lucro é usado pelo Governo. Não temos o monopólio de entregas de encomendas, simplesmente somos a mais barata entre as concorrentes e a única que entrega em todas as cidades do Brasil.

Se você não recebe encomendas no seu bairro é por motivos de falta de segurança pública, não é culpa dos Correios. Se o Correios for privatizado, você que compra e vende pela internet, pesquise os valores de outras empresas de entregas pra saber o quanto você vai pagar.

Ademais, se você se irrita porque você não pode fazer greve, e funcionários de empresas públicas conseguem não se irrite com quem luta por seus direitos, se irrite com um sistema que não te garante o direito de lutar também.

Nota: Texto de autoria de um trabalhador dos Correios que nos solicitou anonimato

Versão do impresso Boletim CXLI