COVID-19: enquanto Bolsonaro enrola, ricos brasileiros negociam compra de vacina da Índia

Desigualdade social fica patente até na compra de vacina da COVID-19

A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), entidade com 200 associados, informou que negocia com o laboratório Bharat Biotech, da Índia, a aquisição de cinco milhões de doses de vacinas contra a COVID-19. A vacina indiana se chama Covaxin.

A expectativa do setor é de que as doses estejam disponíveis para venda em estabelecimentos privados no mercado nacional já em março de 2021, num cenário otimista. Enquanto isso a população brasileira, repleta de desempregados e pessoas de baixa renda, assiste a inoperância do governo Bolsonaro que não consegue e nem quer desenvolver um planejamento com prazo para vacinação das pessoas, nem de disponibilização de seringas e agulhas para uma campanha em massa.

Segundo o presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, já foi assinado um memorando de intenção entre a associação e o laboratório, na qual foi manifestado o interesse na compra das vacinas.
Nesta segunda-feira(4), representantes da associação das clínicas particulares viajam para a Índia, onde visitam o laboratório, para conhecer a capacidade de produção e seguir com as tratativas da compra.

A empresa indiana já realizou procedimentos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para submissão contínua dos resultados da vacina, etapa necessária para o registro no Brasil.

A vacina Covaxin obteve no sábado (02/1) recomendação para seu uso emergencial na Índia pelas autoridades de saúde do país.

Fonte BBC Brasil