CPI da Petrobrás constata o abandono da REDUC

Na terça-feira (17), os deputados da CPI do desmonte da Petrobrás foram conferir na REDUC as denúncias de redução do efetivo, vazamentos, estruturas civis danificadas, equipamentos fora de operação e condições de trabalho precárias.

A gerência da unidade fez uma apresentação sobre a refinaria e os deputados fizeram alguns questionamentos com base na denúncia relatada em carta enviada à Comissão Parlamentar que investiga o desmonte da Petrobrás e os impactos da privatização no Estado do Rio de Janeiro pelo Vice-Presidente da CIPA local, Thalles Leopoldo, único petroleiro presente na inspeção, pois o sindicato e os diretores liberados não foram autorizados pela Petrobrás para acompanhar a visita.

A comissão parlamentar é presidida pelo deputado Paulo Ramos (PSOL). “Aqui na REDUC temos uma situação em que os trabalhadores da Petrobrás e os terceirizados estão sendo precarizados em nome de uma produtividade de mercado” – disse Paulo Ramos. Basicamente a inspeção foi feita nas principais avenidas da refinaria, avenidas F, E e B. O que foi visto pelos deputados: tubulações com vazamento, tanques abandonados, mato alto, e ao avistarem o prédio do Reator do Coque relataram: “Aquilo é um horror, parece uma cidade abandonada”. Os petroleiros da REDUC exigem quatro pontos fundamentais: Segurança e Saúde dos trabalhadores; Investimentos para manter com segurança a refinaria; Reposição do efetivo para garantir manutenção e operação seguras e cancelamento do “estudo” de O&M que reduziu os postos de trabalho da operação.