Sindipetro-RJ apresenta demandas da Operação às gerências do CNCL

Na terça (18), em reunião com a gerência de Relações Sindicais, com participação da gerência do CNCL e gerente setorial do CNCL, com o Sindipetro- RJ para tratamento de questões apresentadas no GT de SMS e Saúde Mental, os sindicalistas aproveitaram para ratificar algumas das insatisfações da base CNCL nos seguintes temas:

Hora extra de troca de turno (HETT)

O Sindicato apresentou o problema da restrição da contabilização de no máximo 30 minutos em planilha Excel, salvo justificava.

Acrescentou ainda que no dia a dia é inviável operadoras e operadores ficarem anotando cada motivo de ultrapassagem dos 30 minutos de passagem de serviço.

E também indicou que o texto do ACT não contribui detalhar o processo de passagem de serviço.

Sobre o ponto do TECAM, que atualmente está dentro da sala de controle backup, a gestão do CNCL informou que é de fácil solução colocar novamente a contagem a partir da catraca.

Abono para cedidos

A previsão de pagamento, segundo a empresa, está prevista para o próximo dia 28/07.

Ambiência

Foram colocadas as questões do clima no pós-greve que gerou desconfiança em relação à gestão no CNCL.

O Sindicato reforçou a necessidade de maior interação da gestão com a operação do CNCL, inclusive via coordenação de turno (Cotur).

Anistia de greve

O Sindicato apresentou que seria importante cessar os descontos das férias e demais reflexos da greve. Sendo que esse é um tema que ainda deverá ser discutido em outras esferas.

Carga de trabalho

Foi apresentada proposta de redução de atividades do Console 4/9 (retirada das operações do planalto, incluindo Linha B e Linha C e do console 15 (retirada das operações de Paulínia).

A gestão do CNCL indicou que está fazendo um trabalho contínuo sobre carga de trabalho e que a prioridade no momento é o console 16, não vendo, no momento, necessidade de redução de carga de trabalho no console 4/9.

O console 10 apresenta alta carga de trabalho na medição de “workloud” (carga de trabalho e a quantidade de processamento que o computador recebe em um determinado momento) realizada pela empresa, mas os operadores do console ainda não propuseram retirada de operações. O Sindicato se comprometeu a reunir mais propostas a serem feitas pelos operadores deste e de outros consoles e enviar para a Gerência.

Saúde Física e Mental

O Sindicato informou sobre o uso intenso, entre os petroleiros, da operação do CNCL, de fármacos para a indução de sono durante os interstícios e nos dias de folga para suportarem a intensa rotina de trabalho sem se sentirem cansados durante a jornada.

Tabela de turno

A Gerência reafirmou que o CNCL pode optar por qualquer tabela de turno (de 8h ou 12h) e que se dispõe a realizar pesquisa eletrônica interna sobre o tema.

O Sindicato vem solicitando propostas de tabelas junto aos operadores com o intuito de, conforme acordado com a base durante a última votação, reavaliar a tabela atual.

Treinamentos

O Sindicato reforçou que a operação do CNCL avalia necessário à produtividade e segurança e, por isto, solicita maior número de visitas técnicas e reciclagem periódica em simuladores e sistemas auxiliares (SDVO, PLM, LMS, etc.).

A gestão, por sua vez, informou que os treinamentos em simuladores estão sendo realizados e que há dificuldade de visitas técnicas por restrição de pagamento de horas extras.

Em resumo, a reunião foi construtiva e o Sindicato alertou para a importância da gestão do CNCL acenar para a base que pretende trabalhar em conjunto demonstrando boa vontade quanto às demandas locais.

A gerência de RTS se mostrou disponível e predisposta em fazer reuniões periódicas de GT de SMS.

O Sindipetro-RJ continuará a mapear as necessidades da operação do CNCL e de outras bases para apresentar à gestão da Transpetro.