Confira o informe sobre a Reunião da Comissão Local de Acompanhamento de ACT das plataformas de Búzios, entre Sindipetro-RJ e os representantes Petrobrás
Na terça-feira (22/11) ocorreu a reunião trimestral de acompanhamento de ACT (RH e SMS) de Búzios. Estiveram presentes os representantes da empresa e dois diretores do Sindipetro-RJ (André Buca e Helayne Segatto).
Da pauta apresentada, seguem as respostas e encaminhamentos que saíram da reunião:
Horário do ônibus no EDIHB
Não houve avanço. A empresa reiterou o horário de saída às 5h15 enquanto houver necessidade de testagem de Covid no aeroporto de Cabo Frio.
Atrasos e cancelamentos frequentes dos voos
Alegaram que a motivação da maioria dos atrasos não seria o número de aeronaves, mas sim problemas de condições climáticas adversas. Não propuseram nenhuma medida nesse sentido.
Jornada excessiva no dia do embarque
Ficaram de avaliar a possibilidade de estabelecer um teto para a jornada no dia do embarque.
Lanche no embarque
Ficaram de verificar serviço da empresa que fornece o lanche para ver por que tem falhado no fornecimento.
Problemas com os ônibus no desembarque
Reconheceram a importância do problema dos atrasos e cancelamentos de voos, assim como o tempo de espera no aeroporto dos trabalhadores de Búzios. O representante da empresa citou os dois casos que tínhamos apresentado:
1- As tabelas de voos regulares têm previsão de desembarque entre 12 e 12:30 e segunda janela entre 15h e 15h30. Assim sendo, foram alocados ônibus saindo para o Rio 13h30 e 16h e 17h30, que seriam justamente para lidar com os atrasos. Para esse ponto, o alinhamento que será promovido é que quando o atraso for pequeno, eles vão pedir para o ônibus aguardar o desembarque. Nossa reivindicação segue sendo um ônibus por desembarque.
2- Em relação aos voos que são transferidos para a manhã do dia seguinte, o representante da empresa reconheceu abertamente a importância do problema. Sobre este ponto, está sendo conversado com o Compartilhado e eles avaliam que até a primeira quinzena de dezembro haverá um retorno sobre como resolver esse ponto.
Questão do almoço no dia do embarque
Também se comprometeram a apresentar solução para esse problema
Divulgação do Relatório do acidente com vazamento de gás na P-74
Sobre o Acidente grave com vazamento de gás na P-74 tratado como NP3, comprometeram-se a disponibilizar o relatório para a CIPLAT e a fazer a devida abrangência.
Iluminação insuficiente de noite nas plataformas gerando riscos de acidentes
Não abordado esse item
Comunicação
A questão dos rádios está sendo verificada junto à TIC e à Gerência de Operação e isso estaria em processo de adequação. Pelo informe da empresa, a TIC estaria em processo de melhoria das comunicações das plataformas, com novos repetidores, melhorando a internet, acesso remoto…
Falta de estudo de efetivo mínimo
Item não abordado
Rotatividade da mão de obra terceirizada
Encaminharam ao setor responsável, mas não tem resposta ainda.
Falta de EPIs enquadrados nos padrões da empresa
Reconheceram que isso é de fato um problema crônico e abriram um RTA pois identificaram isso como um desvio crítico. Já teriam feito alguns levantamentos. A P-77 teria iniciado com esse RTA e estão fazendo abrangência para as outras plataformas. Verificaram que estava ocorrendo erro no fornecimento de EPIs, que não estavam dando baixa no sistema para poder gerar o ressuprimento. Identificaram esse problema e nos disseram que começaram a embarcar EPIs de imediato. Estabeleceram um prazo de dois meses para ressuprir até corrigir o problema.
PTs de primeira hora
Tem que ser tratado junto às operações para ver como estão sendo feitos os escalonamentos. Segundo a representação da empresa não se deve colocar tudo em um horário só pois não há como fazer assim.
Problemas de mobilidade e desgaste físico devido ao excesso de escadas
A representação ficou de fazer verificação da parte de projeto e possibilidade de melhoria
Sistemática de gestão de mudanças
Não foi abordado
Teste de dilúvio e drenagem
Sobre os relatos a respeito de drenagem insuficiente dos ralos dos módulos, nos afirmaram que esse tratamento será feito pelo Frederico Catalão, do CTO.
PPP e ASO
Risco ergonômico não consta no ASO dos trabalhadores. A representante do SMS disse que o risco ergonômico requer uma análise ergonômica do trabalho. É um laudo elaborado por ergonomista. Apresentamos diversos riscos ergonômicos severos que há nas plataformas de Búzios. A representante do SMS se comprometeu a levar esse tema como pauta para a reunião ordinária do PGR. Na comissão do PGR há higienista, ergonomista e médico do trabalho. A representante do SMS se comprometeu a nos informar o resultado da reunião do PGR.
Exigência de máscaras no helicóptero sem fornecimento delas aos trabalhadores
SMS disse que iria verificar esse item, pois as máscaras devem ser fornecidas no aeroporto. Fomos informados pela representante do SMS que ontem mesmo (22/11) ela teria uma reunião com a equipe de enfrentamento à Covid e iria apresentar essa questão.
Auxílio transporte e dia do desembarque
Passaram esse tema ao RH Relações Sindicais. Vamos procurá-lo para reestabelecer essa negociação, que foi congelada pela empresa no início do governo Bolsonaro.
Contagem do tempo da passagem de turno de acordo com o determinado no ACT
A orientação da companhia é para que se pague o que efetivamente for realizado de tempo de passagem de serviços. Segundo o representante da empresa, os dados que eles têm é que a média de tempo de troca de turno efetivamente pago seria de 20 minutos. Dissemos que isso é totalmente incongruente com o que dizem os trabalhadores das plataformas. Ou seja, essa informação não está batendo. Eles disseram que farão novo levantamento das horas extras pagas a título de troca de turno.
Negociação de calendário e critérios para implementação da SCR
Nos informaram que pretendem fazer um período de teste no segundo semestre de 2023 e que a previsão de implementação é em janeiro de 2024. Não iniciaram ainda um planejamento para ver a seleção das pessoas que irão participar. Isso porque no segundo semestre irão poucas pessoas pois será apenas período de testes. O grosso das pessoas está previsto para migrar no início de 2024. Disseram que vão conversar com o sindicato sobre calendário e critérios de seleção dos trabalhadores que irão para o SCR. Provavelmente até o final do primeiro trimestre do ano que vem terão isso mais claro.
Pagamento do banco de horas no final do ano
Responderam que, de acordo com ACT, as horas são prioritariamente para compensação. A orientação é que haja negociação da gerência com os trabalhadores.
Pagamento das horas em disponibilidade para fazer exame
Resposta negativa por parte da empresa
Participação do Sindipetro em todas as Ciplats
O Sindipetro-RJ, por ACT, tem o direito de embarcar três vezes por ano para participar das Ciplats das plataformas. A princípio não vêem problemas do sindicato também participar virtualmente de todas as reuniões, mas isso vai ser avaliado ainda pela gerência de SMS.
Segue em anexo a íntegra da Carta ofício enviada ao RH da Petrobrás que pautou a reunião.