“Dia D” pela libertação de Julian Assange

Sindipetro-RJ apoia manifestação em favor do jornalista australiano que foi enquadrado na lei de espionagem

Vários atos estão agendados nesta terça (20). No Rio de Janeiro, vai ser, às 17h, em frente ao Consulado da Inglaterra (Praia do Flamengo, 284).

Em 2010, o australiano, fundador do WikiLeaks, Julian Assange, em exercício da profissão de jornalista, denunciou e revelou ao público informações sobre crimes e mentiras do governo dos EUA e passou a ser criminalizado, sofrendo ameaças que atingem a sua família, resultado em adoecimento físico e mental.

Foram milhares de documentos, fotos e vídeos do Pentágono que revelaram crimes cometidos pelos militares estadunidenses no Iraque e Afeganistão, massacres de civis, tortura de detidos na prisão de Guantánamo (base militar dos Estados Unidos em Cuba), entre outros.

Depois de passar sete anos confinado na embaixada do Equador, em Londres, Assange foi detido pela polícia britânica em 2019 e está preso em penitenciária de segurança máxima em Londres acusado de ter violado condições de fiança em 2010.

Caso seja extraditado, Assange, com 52 anos, poderá ser condenado a uma pena de 175 anos em prisão de segurança máxima nos EUA.

As manifestações estão sendo chamadas de “Dia D”, porque será julgado recurso, última tentativa perante o judiciário britânico através do Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) para evitar a extradição para os EUA.

A imprensa deve ser livre e não pode haver este tipo de punição contra os jornalistas!

Destaques