Dia da Consciência Negra – reflexão e luta

Uns questionam por que dedicar um dia para determinado grupo social em detrimento dos outros e outros por que somente um dia e um mês. Longe de respondermos a essas questões queremos refletir juntos sobre alguns porquês e a necessidade de se manter a luta permanente no combate as diferentes formas de racismo no Mundo, no Brasil e na Petrobras. Primeiramente, 20 de novembro é a data de morte de Zumbi dos Palmares, um símbolo da luta do povo negro no Brasil.

Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares localizado em Alagoas, um lugar onde negros que fugiram da escravidão se somavam a índios e até mesmo a brancos viviam em comunidade fugidos da exploração e das crueldades da escravidão. Neste dia o Quilombo foi atacado e Zumbi morreu, ao lado de Dandara, sua mulher e de outros tantos guerreiros que morreram como foi sua vida, na luta.

Portanto, esse dia não é uma mera homenagem ou lembrança. É o registro de um passado do Brasil que não pode ser esquecido para que jamais se repita e também para aclamar a luta e resistência do povo negro, que foi retirado de sua terra, sua cultura, seus familiares, comunidades e religiosidade para atender, com a vida e com o trabalho as necessidades de exploração econômica.

 

Versão do impresso Boletim Especial da Consciência Negra

Destaques