Dinarco Reis Filho, um brasileiro, comunista e petroleiro com muito orgulho!

O Sindipetro-RJ se soma àqueles que se encontram consternados com a perda do petroleiro e sindicalista histórico Dinarco Reis Filho. Bem como se solidariza com seus familiares, amigos e a militância do PCB, que sentem a dolorosa perda

Dinarco foi daquelas figuras imprescindíveis, participando de diversas gestões sindicais desde a fundação do Sindipetro-RJ em 1959, tendo permanecido filiado ao Sindicato até seu último dia de vida aos 89 anos, no último domingo (31/07). Ele também foi um dos fundadores do Sindipetro Caxias, tendo participado da direção em 1962.

O petroleiro foi um dos cassados pelo golpe empresarial civil militar de 1964, tendo retornado  à Petrobrás com a Lei de Anistia em 1979.

O sindicalista petroleiro foi um dos articuladores da implantação do 13º salário para todos os trabalhadores do Brasil em 1963, quando instituído no governo de João Goulart. Além disso, participou da pauta da conquista da isonomia salarial na Petrobrás, pois trabalhadores com a mesma função recebiam salários diferenciados em outras unidades da empresa.

Era conhecido por travar árduas lutas sem jamais perder a ternura e o companheirismo com quem conviveu. As diversas gerações de militantes que o conheceram agradecem pelos exemplos e frutos de sua luta. Dinarco fez a história e semeou o futuro.

Seu pai, Dinarco Reis, participou do Levante Comunista de 1935, tendo ficado conhecido como o “Tenente Vermelho”. O velho Dinarco foi um dos poucos brasileiros que participou da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), ao lado dos republicanos, como parte das Brigadas Internacionais, combatendo o franquismo.

Companheiro Dinarco, presente!