Direção da Petrobrás vende duas plataformas semi prontas como sucata

A Petrobrás vendeu como sucata 80 mil toneladas de material que iria compor os cascos das plataformas de petróleo P-71, P-72 e P-73, os quais haviam sido encomendados à Ecovix. Todo projeto, todo planejamento, todas as compras, o dinheiro que foi investido e a infinidade de horas trabalhadas, se tornaram sucata no Estaleiro Ecovix, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

A Gerdau  já iniciou o corte dessa montanha de aço que empregava mais de dez mil pessoas, e está transformando tudo em fundidos. Esta solução foi tomada pela alta direção da Petrobrás, por iniciativa de seu presidente Pedro Parente, que havia antecipado há meses que a empresa iria tomar esta decisão.

A Ecovix, que recebeu a encomenda original de oito cascos (projeto dos replicantes P-66 à P-73), está em meio a um processo de recuperação judicial, mas que possui um projeto de reestruturação para equilibrar a sua situação financeira, não está comentando o assunto.

A empresa  Gerdau, limitou-se a admitir que a empresa “participou do processo de licitação para a compra de sucata do Estaleiro Rio Grande e venceu” – explicou de forma lacônica.

As plataformas estavam sendo construídas para o desenvolvimento dos projetos do pré-sal, na Bacia de Santos.