Doe sangue: você pode salvar vidas

Com o aumento de casos de COVID-19 é urgente que todos os bancos de sangue estejam abastecidos com sangue de todos os tipos. Veja alguns locais que podem receber a sua doação:

– Hemorrede do Instituto de Hematologia do Estado do Rio de Janeiro (Hemorio) composta por 90 serviços públicos e atende ao SUS. Dispõe de coleta móvel para atender grupos em empresas, igrejas, associações, etc. e o agendamento pode ser feito pelo (21) 2505-0750 ramal 2255 ou pelo e-mail: coleta.externa@hemorio.rj.gov.br. Para quem quiser fazer a doação individual, basta dirigir-se a uma das unidades da Hemorrede, consulte o mapa estadual completo de endereços e horários: http://www.hemorio.rj.gov.br/html/Hemorrede_mapa.htm.
Quem preferir fazer a doação na sede: Hemorio (Rua Frei Caneca, 8 – Centro; diariamente, 7 às 18h). Se tem dúvidas sobre como ocorre a doação, ligue para o Disque-sangue 0800-2820708, de segunda a sexta, das 8 às 18h;

– Banco de Sangue Herbert de Souza do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ (Boulevard 28 de Setembro, 77 – Vila Isabel; segunda a sexta, 8 às 15h);

– Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ (Rua Professor Rodolpho Rocco, 255 – Cidade Universitária – Ilha do Fundão; 7h30 às 13h30 no 3º andar do Hospital);

– Banco de Sangue Serum do Hospital Ordem do Carmo (Rua Riachuelo, 43-3º andar – Centro; segunda a sexta, 8 às 17 e sábado, 8 às 16h);

– Hematologistas Associados (Rua Conde de Irajá, 183 -Botafogo; segunda a sábado, 8 às 16h);

– HEMONIT do Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF (Rua Marquês de Paraná, 303 – Niterói; segunda a sexta, 7 às 12h).

Para fazer a doação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, estar entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e ter repousado na noite anterior. Não é necessário estar em jejum. Em alguns locais os menores de idade precisam apresentar autorização dos pais e a idade limite sofre pequenas variações. Verifique essas informações antes de sair de casa.

A doação é voluntária e quem doa uma vez não é obrigado a doar sempre. Conheça, participe e divulgue!

O Sindipetro-RJ é solidário à campanha: Doe sangue, doe vida!