O Sindipetro-RJ informa o falecimento do petroleiro Jiumar Moreira do Carmo, na noite de quinta-feira (24/03). Jiumar era diretor do Sindipetro PA/AM/MA/AP e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), militante valoroso do PSTU, sendo mais um brasileiro que perdeu a vida para a COVID-19
Ele estava internado em estado grave no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Adventista de Belém (HAB), tentando vencer a doença desde o dia 20 de fevereiro.
Logo Jiumar que era um dos dirigentes da FNP mais engajados na defesa do atendimento dos companheiros da Petrobrás, próprios e terceirizados, junto à AMS e à comissão local (EOR) durante o manejo do colapso da pandemia no sistema Petrobrás.
Jiumar mostrava preocupação e indignação com a situação dos aposentados e pensionistas da Petrobrás afetados por PEDs e pelos reajustes e recorrentes descontos abusivos da AMS contra a categoria. Especialmente com os que recebem os menores salários que vem tendo seus benefícios de aposentadoria zerados ou muito reduzidos, ficando abaixo da necessidade de subsistência, própria e da família. Recentemente atuava na batalha pela mitigação do impacto do NPP contra os benefícios de menor valor e fortaleceu a FNP e seus sindicatos a encaminhar a votação do acordo do teto 1.
Na defesa do sistema Petrobrás e da soberania do Brasil, em vida, conseguiu ver o fracasso da venda do Polo de Urucu na Amazônia.
O velório de Jiumar Moreira do Carmo está sendo realizado nesta sexta-feira (25/03) na Paróquia São Francisco de Assis – Capuchinhos, Tv. Francisco Caldeira Castelo Branco, 1541 – Belém- PA até as 16h.
O Sindipetro-RJ de forma consternada expressa condolências à família, amigos e colegas dirigentes do Sindipetro PA/AM/MA/AP , da FNP e de seu partido, o PSTU, lamentando a perda do companheiro Jiumar, um petroleiro dedicado e atuante na luta pelo socialismo e na defesa da categoria e da Petrobrás.
Jiumar Moreira do Carmo, presente!