Em congresso, Sindipetro-RJ aprova desfiliação da CUT

Samuel Tostad750_105114
Imagem Samuel Tosta

O Congresso do Sindipetro-RJ aprovou a desfiliação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Apesar de convidada a participar do processo para defender a manutenção da filiação do sindicato, a central não enviou representantes. O debate quando aberto apresentou falas de apoio à filiação a CSP-Conlutas, a participação no Encontro da Classe Trabalhadora (ENCLAT) e a não filiação a qualquer central.

Foram aprovados os seguintes pontos:

• Desfiliação imediata da CUT.
  • Ratificação da decisão de diretoria de não realização de nenhuma contribuição financeira a esta central.
  • Fazer um amplo debate sobre o sindicato se filiar a alguma central (e qual) ou não se filiar a nenhuma e fazer um plebiscito na base em maio de 2019, participar do ENCLAT
  • O Sndipetro-RJ participará dos fóruns de centrais, encontros e dos movimentos no sentido de construir uma direção alternativa para o movimento sindical brasileiro de acordo com a sua possibilidade financeira a ser avaliada pela diretoria.