Enquanto detona a Petrobrás, Bolsonaro cria estatal para militares

E ainda diz que o governo não pode fazer nada porque o país está quebrado, mas garante “boquinhas” para seus apoiadores

No último dia 24 de dezembro, antecipando o “papai Noel dos militares”, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto de criação da empresa pública NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea. A estatal será vinculada ao Ministério da Defesa, por meio do Comando da Aeronáutica, com sede no Rio de Janeiro.

A nova estatal é resultado da divisão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O decreto foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União” no mesmo dia em que foi anunciado. O governo não informou a previsão de orçamento ou de transferência de pessoal para a NAV Brasil em 2021.

A criação desta empresa contraria sua malfadada gestão voltada para o mercado, que tem na Petrobrás seu maior expoente na prática de desmonte e privatização de uma estatal, tão declamada pela agenda neoliberal do ministro da Economia, Paulo Guedes. Mas pelo jeito a criação da NAV Brasil por Bolsonaro é uma tentativa de saciar a fome de poder de seus maiores apoiadores.

Imagem ED ALVES/CB/D.A. PRESS.