EOR não confirma extensão do teletrabalho, mesmo com o avanço da pandemia

Na tarde de quinta-feira (27/05), a FNP e seus sindicatos filiados, dentre eles o Sindipetro-RJ, participaram de uma reunião virtual com o EOR da Petrobrás para discutir o enfrentamento a pandemia de COVID-19 na empresa

No encontro, mais uma vez, a representação reafirmou que até o presente momento o teletrabalho está mantido até o dia 30 de junho, apesar das notícias sobre o surgimento novas variantes, como a da Índia, o que pode acarretar uma terceira onda da pandemia de COVID-19. Os números atualizados indicam que no Brasil já ocorreram mais de 454 mil mortes, conforme dados do Painel Coronavírus do Ministério da Saúde.

Na Petrobrás, segundo dados do Boletim 58 de Monitoramento COVID-19 do Ministério de Minas e Energia, emitido em 24 de maio, são 39 óbitos na empresa, sendo 25 em situação de teletrabalho, 13 em presencial e um em férias. Ainda segundo o informe semanal, existem atualmente 227 trabalhadores confirmados e em quarentena, 47 hospitalizados, 6.562 recuperados, totalizando um total de 6.875 casos.

Quando perguntada sobre casos de reinfecção na Petrobrás, a representação da empresa afirmou que não há nenhum caso deste tipo identificado nos trabalhadores e trabalhadoras da empresa, informando que não vai ocorrer nenhuma mudança na periodicidade das testagens, desconsiderando a informação que circulou em algumas bases de que este prazo mudaria de 14 em 14 dias para a cada 30 dias, em algumas áreas de operação. Então quem atua, por exemplo, como confinado (embarcado) segue sendo submetido a teste de PCR a cada 14 dias , e quem é administrativo segue realizando teste sorológico a cada 14 dias.