‘Eu Não Vendo Meu País’ – campanha é lançada no SINDIPETRO-RJ

Na tarde desta segunda-feira (11), na sede do SINDIPETRO-RJ, foi lançada a campanha ‘Eu Não Vendo Meu País’, coordenada  pelo gabinete do  Deputado Federal Glauber Braga (PSOL/RJ), sindicatos, centrais sindicais, frentes  de mobilização e associações , que juntos atuam a defesa das empresas estatais que estão sendo pulverizadas pelo Governo Federal, como Petrobrás , Eletrobrás, Casa da Moeda e Cedae, entre outras empresas.

Durante o lançamento da campanha foi realizada uma coletiva de imprensa  para esclarecer os objetivos da iniciativa.

“O motivo desse encontro é mostrar o que está sendo feito com as empresas estatais brasileiras neste momento  que sob o comando do Governo de Michel Temer estão sendo privatizadas a toque de caixa. Precisamos fortalecer uma mobilização para este dia 13 (amanhã), pois nesta data será realizado um ato no auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional, contra o desmonte das estatais e do Estado brasileiro. Neste evento será discutida uma estratégia parlamentar para barrar esse processo, que contará com a presença de algumas entidades que estão aqui presentes” – disse o deputado Glauber Braga, na abertura de apresentação da campanha.

Como não poderia deixar de ser o SINDIPETRO-RJ mais uma vez mostra o seu compromisso na defesa do patrimônio do Brasil, e também integra o movimento de defesa das riquezas nacionais. Em sua fala o representante do sindicato petroleiro e fez um chamado para o Dia Nacional de Luta que acontece no próximo dia 14 de setembro.

“Estamos sofrendo o maior processo de privatização na maior empresa do país que é a Petrobrás. A cada três dias chegam aqui em nossa comunicação artigos com informes sobre a venda de ativos da empresa. São subsidiárias de gás, gasodutos, refinarias, entre os segmentos em que a Petrobrás opera em prol do desenvolvimento do Brasil. Desde os governos de FHC, Lula e Dilma isso acontece por etapas, até o seu auge que é hoje no governo do Temer. Então contra essas contrarreformas Trabalhista e Previdenciária, contra esse processo de desmonte estamos aqui dando o nosso apoio em defesa do patrimônio brasileiro. Por isso, convocamos todos aqui neste aqui para as mobilizações desta quinta-feira (14), o Dia Nacional de Lutas, em que diversos trabalhadores de diversos setores do serviço público, junto com os metalúrgicos e bancários darão uma resposta única contra esse desmonte da máquina pública. Também no dia 3 de outubro faremos um grande ato no aniversário da Petrobrás” – falou Eduardo Henrique, diretor do SINDIPETRO-RJ.

Nas intervenções foi lembrada e criticada a forma de como o governo Temer manipula situações em que a figura do funcionário das estatais é criminalizada pela má gestão das empresas. Além disso, a união dos trabalhadores e entidades  foi mencionada com primordial para sucesso da campanha ‘Eu Não Vendo Meu País ‘

“Nós somos as grandes vitimas desse processo perverso que coloca a culpa nos trabalhadores e trabalhadoras de estatais, isso é uma covardia, pois não fazemos essa gestão da corrupção nas  empresas. Precisamos focar a causa que nos une, só assim poderemos ter a maioria da população ao lado da nossa luta, precisamos coordenar nossas ações com muito protagonismo na hora errada. O que está em risco é a soberania energética do Brasil, isso envolve riquezas como Amazônia, Petrobrás e água” – afirmou a diretora do Sindipetro-RJ, a petroleira Natália Russo.

Participaram do lançamento da campanha  os representantes de entidades como SISEJUFE, Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios , CSP Conlutas,  Auditoria da Dívida Cidadã, AFBNDES, Sindicato dos Trabalhadores da Casa da Moeda, Base de Funcionários Furnas, Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro, Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento de Niterói, Jornal Inverta, entre outras.