ACT 2022 vai lutar por cláusula sobre Excedente de Pessoal

Todos ao Ato Unificado contra a privatização da Petrobrás

Em assembleia realizada com os empregados da Petrobrás Biocombustível (PBIO) no dia 31/05, foi aprovada nova redação, complementando importante cláusula sobre Excedente de Pessoal na pauta reivindicatória do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Nova redação para Cláusula de Excedente de Pessoal no ACT:

“A Companhia assegura, nos casos em que haja excedente de pessoal decorrente de reestruturações e/ou redução de atividades, realocar o pessoal em outras unidades da Companhia, mantendo o regime de trabalho conforme interesse do empregado, promovendo treinamento e requalificação quando necessário e levando em consideração a preservação familiar dos empregados envolvidos. A Companhia assegura também que, em caso de hibernação ou venda, realocará o pessoal na Petrobras controladora.”

O direito previsto na cláusula se aplica a todos os empregados lotados na base do Sindipetro-RJ até 31 de maio de 2022 enquanto durar o presente ACT, independentemente de transferência do empregado para base diversa.

Entrega de pautas reivindicatórias FNP e FUP

No XIII Congresso da FNP foi deliberada proposta de unidade das federações para as negociações do ACT 2022. Em negociação com a FUP, será realizado ato conjunto nacional simbólico da entrega conjunta das pautas reivindicatórias.

Participe e divulgue: dia 02, quinta, às 11h, ato nacional unificado, no edifício SENADO.

Não à privatização

Na segunda (30), a Petrobrás informou que recebeu ofício do Ministério das Minas Energia sobre a desestatização da empresa. O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos estará reunido para avaliar a proposta na quinta (02).

Portanto, o Sindipetro-RJ está convocando a categoria a engrossar o Ato Nacional Unificado contra a privatização!

A venda acelerada de pedaços da Petrobrás e os leilões de petróleo têm sido fortemente combatidos pelo Sindipetro-RJ. A inclusão da Petrobrás Biocombustível no Plano de Desinvestimentos, por exemplo, vai deixar o Brasil na contramão das mudanças urgentes que precisam ser encaminhadas com relação a energias alternativas. E nada justifica a dispensa do conhecimento da mão de obra altamente qualificada que está sendo entregue como brinde na privatização.

Participem e compartilhem!