Faixa Livre: FNP informa sobre nova rodada de negociações do ACT da Petrobrás

Diretor do Sindipetro-RJ/FNP, Eduardo Henrique, em entrevista ao programa Faixa Livre de terça-feira (07/11), conta como foi a reunião de segunda-feira (06/11) com a Petrobrás

“Embora tivéssemos a expectativa da apresentação de uma nova proposta por parte da Petrobrás, a reunião foi pouco mais que a formalização da rejeição da proposta – unânime de norte a sul, nas bases da FNP e da FUP -, servindo para reforçar os itens primordiais da nossa pauta. De fato, a empresa não apresentou nada na reunião. Hoje por hoje, não tem acordo em vista” – resumiu Eduardo.

O dirigente sindical petroleiro conta como a gestão da Petrobrás está conduzindo às negociações de forma a pinçar temas que só lhe interessam.

“As negociações não estão avançando porque a empresa não se propõe a discutir os principais pontos da nossa proposta. A Petrobrás retirou das negociações deste acordo temas importantes como plano de carreira, teletrabalho, PLR e Petros. Então esse acordo já nasce prejudicado porque a Petrobrás depois de quase três meses de reuniões de grupos de trabalho, quando parecia que a empresa avançaria nesses pontos, resolve que não quer discutir nada sobre esses temas, que foram usados nos principais ataques promovidos pelo governo Bolsonaro, sem esquecer dos governos do passado. Nós insistimos na inclusão desses temas nas negociações que constam em nossa pauta, mas infelizmente o atual governo e a gestão da Petrobrás não se propõem a resolver.” – explica.

A situação também segue emperrada nas cláusulas econômicas, a Petrobrás ofereceu a reposição da inflação no período, que foi de 4,16%, mais um aumento real de apenas 1%, sendo que esse aumento real não é estendido aos aposentados e pensionistas.

Eduardo Henrique na entrevista cita que o plano de saúde (AMS) é um dos principais alvos dos sucessivos governos e gestões da Petrobrás nos últimos anos, e que essa realidade de ataques não acabou.

Segundo o diretor do Sindipetro-RJ/FNP, no encontro, a representação da Petrobrás informou que irá apresentar uma nova proposta na próxima semana.

Confira a entrevista completa de Eduardo Henrique ao Faixa Livre neste link