Feirão do desmonte: atacadão da ANP chega à Bacia de Campos

Por determinação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Petrobrás está entregando 250 concessões, uma grande parte delas na Bacia de Campos. De imediato, 180 estão sendo repassadas para a iniciativa privada. O objetivo da ANP é que outras empresas façam prospecção em áreas não exploradas e reativem poços que ainda tenham petróleo para ser retirado.

Além disso, oito plataformas estão sendo descomissionadas (desativadas) este ano. Empresas estão sendo contratadas para o desmonte e venda da sucata. Segundo informações da ANP, nos próximos 10 anos, 34 plataformas presentes na Bacia de Campos serão descomissionadas. Em todo o Brasil são 66 todas na camada chamada de Pós-Sal.

O Sindipetro-RJ está ciente de que a detentora do direito de exploração do petróleo é a União, a qual define os modos de concessão deste direito às empresas através da lei, usando a ANP como instância interlocutora e fiscalizadora. Porém, cabe à direção da PETROBRÁS continuar com o desenvolvimento da produção ou devolver as áreas. Também temos ciência da vida finita das reservas de petróleo, mas não observamos qualquer inteligência estratégica nas decisões que têm sido tomadas pelos coveiros em exercício na direção da companhia. As medidas suicidas e auto predatórias que as últimas gestões vêm adotando, estarrecem até mesmo a redação da revista VEJA, dado tamanho desmonte ora ocorrendo na Bacia de Campos. E com isso, menos empregos e oportunidades.

E você, petroleirx? Até quando vamos observar com passividade?

Vamos à luta! Vamos à greve!