FIOCRUZ: “Preservar a vida é o melhor presente neste fim de ano”

Com o compromisso de alertar a população que ainda está em dúvidas sobre a importância de manter o isolamento social e planeja arriscar-se encontrando familiares e amigos nas noite de natal e réveillon, especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) lançaram uma Cartilha especial com orientações sobre formas de passar por estas datas.

“É preciso encontrar um equilíbrio entre o desejo de estarmos todos juntos e a necessidade de medidas protetivas que a pandemia e, especialmente, o aumento do número de novos casos no país, nos coloca. Por isso, é muito importante que as pessoas tenham informações corretas e sigam as recomendações”, alerta a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima.

Considerando que os números crescem vertiginosamente no Brasil, que está atrás somente dos Estados Unidos e da Índia com mais de 186 mil óbitos, os trabalhadores na área de saúde estão chamando a atenção para a piora no quadro geral de ocupação de leitos por COVID-19 nas redes públicas e privadas em todo o país. Não podemos esquecer que são esses trabalhadores os principais atingidos ao serem obrigados a se expor ao coronavírus no atendimento de quem chega doente na emergência.

Além das recomendações de segurança para diminuir os riscos, a FIOCRUZ faz o alerta: “não convide pessoas para a sua casa, não faça visitas, nem frequente eventos”.

Conheça a Cartilha e divulgue: Cartilha_FIOCRUZ_cuidados_final-de-ano_2020

Destaques