FNP convoca assembleias em todo o país e publica chamado às bases da FUP

Entenda o indicativo da Federação para o calendário de quinta-feira (08/09) a quarta (14)

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) orienta seus sindicatos filiados a convocarem assembleias em todo o país entre os dias 9 e 14/09, para apreciar a proposta da Petrobrás apresentada no dia 05/09.

No artigo 6 FALÁCIAS SOBRE A PROPOSTA RH-FUP (https://sindipetro.org.br/falacias-proposta-rh-fup/) vimos que não houve sucesso na negociação, pois a nova proposta têm ainda muitos ataques.

Nos principais itens que abrangem amplos setores da categoria, não houve qualquer avanço em relação à proposta anterior e muito menos ao atual acordo, pelo contrário, persistem os ataques ao conjunto da categoria. Os ajustes da empresa procuraram dividir a categoria e não entraram em temas como reajuste real nos salários, garantia de emprego, AMS e direitos dos petroleiros do horário administrativo, como Teletrabalho e abono de horas do fim de ano.

Por isso, na nossa opinião, os sindicatos e federações devem indicar para as assembleias a REJEIÇÃO da proposta e a retomada da luta UNIFICADA, pois é sim, nitidamente, possível avançar!

Entretanto, temos que considerar que a FUP já optou por desmontar a Campanha e entregar o jogo. Em troca do quê e com quais argumentos, trataremos em um artigo separado. Mas queremos nos dirigir não só aos trabalhadores da base da FNP, mas a todas as assembleias, pois é possível uma saída unificada, apesar da direção da FUP, como é o desejo de petroleiras e petroleiros em todo o país.

Por isso, a FNP indica para as suas assembleias, às oposições nas bases da FUP e faz um chamado a todos os participantes a apresentarem e aprovarem a seguinte resolução nas suas assembleias:

Rejeição da proposta e ratificação do já aprovado nas assembleias anteriores (voltar à mesa e, no caso de recusa, solicitar mediação e, no caso de negativa, deflagração da greve), mas autorizar o sindicato a assinar o acordo caso a maioria dos sindicatos do país aprovem a proposta.

Não acreditamos que um ou outro sindicato terá condições de fazer uma greve sozinho, neste momento, mas se rejeitamos juntos, podemos sim resistir juntos, por isso propomos condicionar os próximos passos ao quadro nacional.

Este é mais um esforço da FNP pela unidade da categoria, um último chamado à direção da FUP, de seus sindicatos e aos trabalhadores de suas bases que estarão nas assembleias a resistirmos, em unidade, em todo o país. É possível avançar, não há motivos para entregar o jogo antes do apito final. Com mobilização geral e com uma greve nacional unificada, é possível avançar!

Participe da assembleia de sua base e vamos REJEITAR a proposta em todo o país para seguir a luta!