FNP reúne-se com representante da presidência da Petrobrás

Na pauta, o avanço do desmonte e privatização do Sistema Petrobrás, em especial no Norte e Nordeste, as condições de segurança e saúde e os abusos contra os direitos dos trabalhadores ativos e aposentados, diretos e terceirizados. Sindipetro-RJ participou do encontro como Sindicato filiado à FNP

A direção da FNP se reuniu, nesta terça-feira (30/11), presencialmente com o gerente de RH Corporativo da Petrobrás, Juliano Loureiro, representando o presidente da empresa, Joaquim Luna e Silva.

O encontro aconteceu depois das setoriais dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Na pauta, a luta da categoria contra a privatização.

Durante a reunião, diretores da FNP falaram sobre a campanha de divulgação do dossiê produzido pelo Observatório Social da Petrobrás (OSP), que traz uma série de dados que comprovam o impacto negativo da privatização da estatal para a população e a economia do país.

A partir desta quarta-feira (01/12), dirigentes da FNP viajam a Brasília para entregar cópias do documento a deputados e senadores, no Congresso Nacional, e denunciar as consequências da privatização da Petrobrás. Para saber mais sobre o Dossiê “Petrobrás para os brasileiros” acesse: https://observatoriopetrobras.com/

Ainda na reunião, os representantes da Federação Nacional marcaram posição em defesa da Petrobrás nacional, demonstrando contrários à saída da empresa das regiões do Norte e do Nordeste, o desmonte organizativo e suas consequências.

Diante do enfraquecimento dos pilares de segurança da empresa, agravado durante a pandemia, os dirigentes cobraram uma política de segurança de SMS mais robusta.

Saúde e previdência
Também foi cobrado o retorno à AMS como forma de garantir a qualidade do plano de saúde dos petroleiros, bem como a abertura de negociações para mudar a relação de custeio para 70%-30%, em defesa da saúde e dos direitos dos aposentados.

Em relação à Petros, foi cobrada a abertura de Fórum de negociação permanente entre FNP e a empresa para discutir os problemas relacionados ao plano de previdência e as dívidas da patrocinadora.

Nos temas da relação sindical, os diretores denunciaram os descontos arbitrários nos contracheques e cobraram solução para o problema. Nos descontos relativos ao benefício educacional, a empresa se comprometeu a reabrir o prazo para comprovação. A categoria terá até dezembro para enviar a documentação regularizada.

A FNP cobrou a negociação de aumento real nos salários e a reabertura de um processo de negociação da remuneração variável nos moldes da PLR.

Terceirizados
Para finalizar, a FNP também cobrou uma posição da empresa sobre o calote das terceirizadas e exigiu mudanças na política de contratações da Petrobrás.

A seguir, veja o vídeo dos diretores da FNP após a reunião com a presidência da empresa:

Reprodução FNP