Fogo neoliberal queima o Brasil e sua história

O incêndio que destruiu o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro na noite deste domingo (2) mais uma vez revela o descalabro e o abandono que é compromisso deste governo neoliberal de Michel Temer e seus amigos do MDB com o patrimônio público imaterial e material do Brasil.

O desmonte do Estado brasileiro com o projeto de privatização de estatais como a Petrobrás, Eletrobrás e de outras 157 empresas públicas; o abandono da universidade pública; congelamento de investimentos sociais; retirada de direitos Trabalhistas; projeto de Reforma da Previdência e sucateamento da Educação e Saúde. Tudo isso em nome da austeridade e controle de contas públicas da União para saciar a gula do sistema financeira que suga os recursos do Brasil através da dívida pública.

Há anos, o museu funcionava com orçamento reduzido. A instituição deveria ter um repasse anual de R$ 550 mil da UFRJ, que passa por uma crise financeira, mas só recebia cerca de 60% desse valor desde 2013. Naquele ano, os serviços chegaram a ser interrompidos porque não havia como pagar funcionários.

O incêndio do Museu Nacional incinerou mais de 20 milhões de itens que faziam parte do acervo do museu, que foi residência oficial da família imperial brasileira no século de XIX.

Foi perdido um acervo histórico, arqueológico, antropológico, etnográfico e de História Natural respeitável internacionalmente. O Museu Nacional possuía a maior coleção egípcia da América Latina, com múmias intactas dentro de seus sarcófagos. Acervo africano, americano pré-colombiano, grego, mediterrâneo, do Brasil pré-histórico e fósseis até mesmo da mais antiga brasileira já encontrada: Luzia.

Hoje (3), pela manhã, foi realizado um grande ato na Quinta da Boa vista em solidariedade ao museu. A partir de 16h será realizado outro protesto na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. Pelo Brasil também estão sendo programados vários atos pela defesa da Cultura e Educação, em protesto contra o descaso do governo neoliberal com a preservação do acervo histórico e desmonte do brasileiro.

O Sindipetro-RJ se solidariza a essa luta e resistência contra o abandono do Museu Nacional, Cultura e Educação do Brasil. Memória e história são fundamentais para o desenvolvimento de um país soberano, que não seja subserviente aos interesses estrangeiros.

https://www.facebook.com/sindipetrorj/videos/231406504204897/?t=2110

Destaques