Fórum de Acidente de Trabalho debate segurança em offshore

Evento contará com lançamento de livro sobre um dos maiores desastres ambientais dos EUA no Golfo do México, em 2010

Na próxima quinta-feira (02/06), durante o 87º Web-Encontro Fórum Acidentes de Trabalho, será lançado o livro “Decisões desastrosas: causas humanas e organizacionais do desastre do golfo de México”.

No 87° web encontro do Fórum Acidentes do Trabalho, será lançada a tradução para o português do livro Disastrous Decisions–The Human and Organisational Causes of the Gulf of Mexico Blowout, com as participações especiais do autor do livro, o Professor Emérito de Sociologia da Australian National University (ANU), Andrew Hopkins, e do Professor Marcelo Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense, que vem se dedicando às pesquisas que envolvem saúde e segurança em sistemas sociotécnicos complexos, com ênfase na indústria petrolífera.

Desastre ambiental

O livro remete ao campo dos fatores humanos e organizacionais que contribuíram para o desastre da Deepwater Horizon, uma sonda petrolífera semissubmersível de posicionamento dinâmico em águas ultraprofundas, em 2010, e resultou na perda de 11 vidas em explosões e incêndios, além do naufrágio da sonda e dos danos incalculáveis ao meio ambiente e aos meios de subsistência dos residentes no Golfo do México.

A Deepwater Horizon era de propriedade da empresa suíça Transocean e operada pela British Petroleum (BP). A explosão danificou o poço de Macondo, a cerca de 1,5 mil metros de profundidade, e durante os meses seguintes quase 5 milhões de barris de petróleo foram despejados no oceano.

Como assistir e obter o livro

O link  pode ser acessado na quinta com a transmissão sendo iniciada às 18h e com finalização às 19h45. Link de transmissão: https://usp-br.zoom.us/j/84680640322?pwd=c3FOMXNpT2E1M3p5cnJQcHBxdkt2QT09

O PDF está disponibilizado no link https://www.forumat.net.br/fat/node/53 . Já para o exemplar impresso os participantes do evento poderão solicitar em um link que será compartilhado durante a transmissão. Não será necessária inscrição e haverá certificado de participação. O encontro será gravado e depois disponibilizado no canal do Youtube do Fórum AT.

Destaques