Fórum de Cultura expressa apoio aos petroleiros

Reproduzimos a nota de apoio que nos foi enviada pelo Fórum da Cultura – reunião das associações de servidores da cultura federal

————————————————————————————————————————————————————–

O Fórum da Cultura – reunião das associações de servidores da cultura federal – vem manifestar todo o seu apoio à greve dos petroleiros iniciada em 1º de fevereiro de 2020

Atentando para a importância da Petrobrás como uma empresa estatal de atuação estratégica para o desenvolvimento nacional, uma das maiores investidoras em ciência e tecnologia no Brasil e detentora de inovações que a destacam na indústria petrolífera mundial. Outra relevante vertente de atuação da estatal é o fomento à cultura brasileira através do Programa Petrobras Cultural que patrocinou mais de 4 mil projetos desde sua criação em 2003 e nos últimos anos vem sofrendo cortes sistemáticos, onde a atual gestão afirma que financiamento de atividades culturais “não deve estar a carga de uma petrolífera estatal”.

Todo esse patrimônio público, portanto, do povo brasileiro, vem sendo ameaçado com a política de desmonte e venda de ativos. Política esta que entrega a preço vil e sem concorrência parcelas do patrimônio da Petrobras aos seus concorrentes internacionais, onerando o povo brasileiro com preços abusivos cobrados pelo gás, combustíveis e outros produtos de primeira necessidade. A atual greve nacional dos petroleiros é um grito de alerta contra a destruição deste patrimônio do povo brasileiro.

Ratificamos ainda o apoio à greve da Casa da Moeda e do Dataprev/SERPRO contra o programa nacional de privatizações em que foram incluídos. A privatização destas entidades gerará desemprego, perda de renda aos trabalhadores e diminuição de arrecadação do poder público, além de representar forte ameaça à soberania nacional. A Casa da Moeda, além de emitir cerca de 2,6 bilhões de cédulas e 4 bilhões de moedas ao ano, também é responsável pelo combate à fraude e à corrupção de documentos, pela proteção de marcas e certificação acadêmicas de provas e títulos. Com a privatização a possibilidade do nosso dinheiro ser produzido por estrangeiros é imensa, já que três empresas internacionais dominam o mercado mundial.

É preocupante também a possível venda da Serpro e Dataprev, que gerenciam dados relevantes como o Imposto de Renda, emissão de passaportes, CPFs, certidões de nascimentos e óbitos, entre outras informações fundamentais para todos os brasileiros. O governo federal tem a intenção de entregá-los a grandes multinacionais, como a Amazon e Google, para fins comerciais. Diante dessa onda de ataques foi estabelecido um plano de lutas tendo como o foco o dia 18 de março de 2020 como dia de greve geral para irmos todos às ruas para a defesa de nossos direitos, do serviço e patrimônio público brasileiro.