Garis do Rio retomam greve e exigem negociações

Prefeitura do Rio segue sem querer ouvir reivindicações dos trabalhadores

Em assembleia realizada na manhã de segunda-feira (04/04), os garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) votaram pela retomada da greve que havia sido suspensa pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do município (Siemaco-RJ) , sem que tivesse ocorrido consulta à categoria. O motivo alegado pelo sindicato para a suspensão foram as fortes chuvas da última sexta (01/04). Porém, a base da categoria continuou mobilizada e não aderiu à decisão do Siemaco-RJ.

Ainda sobre a assembleia de segunda, ficou autorizado pelos garis que o sindicato negocie um reajuste de 15% dos salários e do tíquete alimentação, além do abono de faltas dos dias de greve, exigindo a retomada das negociações. A proposta inicial pedia 25% para repor as perdas causadas pela inflação dos últimos três anos.

Os garis em greve estão sofrendo por parte da Prefeitura de Eduardo Paes um processo de perseguição e difamação ao movimento, corroborado pela grande mídia que defende a administração neoliberal de Paes.

Ainda nesta terça-feira (05/04), os garis em greve pretendem realizar uma manifestação que segue do Centro até à Zona Sul. A partir de 13h está programado a realização de um tuitaço a partir das hastags #EuApoioGaris e #NegociaPaes

O Sindipetro-RJ apoia à greve dos garis do Rio de Janeiro e presta solidariedade classista ao movimento.