Gestão do CENPES deixa unidade em situação de risco e a hierarquia da empresa se faz de desentendida

Centro de Pesquisa se encontra em situação de risco grave e iminente (RGI) de acordo com a NR-13 e a hierarquia faz vista grossa para a gravidade da situação

Em 24 de setembro último, através da Carta ofício n° 240/2020 , após análise do relatório da Caldeira GV-2202, o Sindipetro-RJ apontou para a hierarquia da Petrobrás algumas observações sobre a falta de consistência do relatório, que entre outros pontos não apresentava sequer fotos da inspeção realizada e valores de medição de espessura do equipamento. O documento do Sindicato alertava para a falta de procedimento específico da empresa para inspeção interna/externa do equipamento.

No ofício, o Sindipetro-RJ requisitou, principalmente, o envio dos certificados de treinamento e estágio dos operadores no prazo de 5 dias úteis. Isso porque no relatório de inspeção que a empresa apresentou ao Sindicato, o profissional habilitado destacava que não havia comprovação de treinamento e estágio por parte dos operadores, o que caracteriza uma condição alarmante e ilegal de RGI.

Por sua vez, só em 4 de novembro, a hierarquia da empresa emitiu uma resposta da gestão do CENPES, através do ofício RH/RS/NS 0253/2020, em que tergiversou sobre todos os pontos apresentados pelo Sindipetro-RJ, a partir do inconsistente relatório da Caledeira GV-2022.

Em resposta, o Sindicato encaminhou outra Carta ofício, 268/2020 , em 9 de novembro, replicando a resposta da hierarquia do CENPES, reiterando e ponderando a condição atual de Risco Grave e Iminente (RGI). E até agora não houve resposta da empresa, deixando claro que a situação de RGI e descumprimento da lei é realidade indisfarçável.

O Complexo CENPES/CIPD tem exemplificado bem o modelo de irresponsabilidade e gestão temerária, hoje reinante no sistema Petrobrás. No caso em especifico, a fiscalização do contrato de inspeção e serviços de PH ( profissional habilitado , segundo a NR-13), mostra desconhecimento ou indisposição em exercer uma gestão de integridade. E isso é irresponsavelmente aceito por toda hierarquia do Complexo. Será que esperam um acidente grave ou que alguém morra para seguir a lei?