Golpistas usam Whatsapp para enganar aposentados e pensionistas do INSS

Por André Lobão

Sindipetro-RJ alerta seus filiados e não filiados, aposentados e pensionistas, a não caírem no golpe!

Os golpistas pedem que aposentados e pensionistas façam a prova de vida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Segundo o alerta emitido pelo INSS, criminosos ligam ou enviam uma mensagem pelo WhatsApp pedindo que a vítima envie uma foto de algum documento com foto para finalizar o processo.

No alerta o INSS informa que não entra em contato por telefone, SMS nem aplicativos de mensagem para solicitar a prova de vida. Em outras situações, como para informar a respeito de outros procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, o INSS pode entrar em contato com o segurado, mas diz que “em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas”

Por isso, fique atento a qualquer tipo de contato que você aposentado, pensionista e procurador com algum tipo de mensagem que trate sobre “Prova de Vida do INSS, é golpe! Não passe qualquer tipo de informação. O recomendado é desligar imediatamente o telefone e/ou parar de responder o contato via mensagem de texto. Se possível, bloquear o número, caso tenha alguma dificuldade em fazer isso peça ajuda a alguém de sua confiança, como filhos e netos, entre outros.

Realizada todos os anos no mês de aniversário do beneficiário, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. A prova de vida exige o comparecimento do segurado ou de algum representante legal ou voluntário à instituição bancária onde saca o benefício.

Conveniados da Petros não precisam fazer prova de vida

Desde agosto de 2019, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Por sua vez, a Petros informa que, de acordo com determinação do INSS, beneficiários que recebem da Previdência Social pelo convênio com a Fundação não precisam fazer a comprovação de vida. A prova de vida é uma exigência limitada a beneficiários que recebem diretamente do INSS via cartão magnético, conta corrente ou poupança.

Destaques