Greve da CSN: “Nós decidimos ficar e vencer!”

Por Rosa Corrêa

Trinta anos depois da histórica greve da CSN, que derrotou a intenção do Exército de impedir o movimento dos trabalhadores, o Sindipetro-RJ recebeu, no domingo (09), o metalúrgico Carlos Alexandre Honorato, o “Cerezo”, para uma palestra. Ele foi cipista da CSN e um dos sindicalistas que organizou a greve. A convite da Secretaria de Política e Formação Sindical, ele contou em detalhes o que aconteceu naqueles 17 dias com apresentação de fotografias e vídeos. “As perseguições aos ativistas eram implacáveis (…) e nós fomos vitoriosos, porque o Exército não conseguiu cumprir a ordem de desocupação da indústria e as nossas reivindicações foram atendidas. Mas, três operários morreram e não foi no processo de enfrentamento, mas por covardia”.

No dia 9 de novembro de 1988, o Exército entrou na Companhia de forma truculenta. Carlos Augusto Barroso, 19 anos, já estava caído no chão quando recebeu uma coronhada e sofreu traumatismo craniano; Valmir Freitas Monteiro, 27, foi destacado pela organização de greve para a manutenção da produção e estava de plantão quando foi atingido nas costas; e William Fernandes Leite, 22, foi assassinado na estação de resfriamento por um tiro que partiu do escritório central da indústria. Pelo menos cem operários ficaram feridos na repressão militar, mas os grevistas radicalizaram, mantendo a greve.

O então Ministro da Indústria e Comércio, Roberto Cardoso Alves chegou a ameaçá-los com o fechamento da empresa. A população no entorno da CSN aderiu ao movimento grevista e parou a cidade de Volta Redonda-RJ. A greve virou notícia nacional e internacional. Porém, Cerezo destacou que naquele momento faltou o aproveitamento da revolta para que fosse feito um movimento maior, revolucionário. E criticou os últimos governos que não “viraram a mesa, mas conciliaram. O que nós estamos vivendo hoje é fruto da tolerância e da impunidade. Não houve um acerto de contas. Agora, nós precisamos nos preparar para o futuro”. A TV Petroleira fez transmissão ao vivo deste evento:

Campanha de Solidariedade

Está aberta uma conta digital (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-heroina-que-estancou-sangue-de-vimitima-em-sequestro) para ajudar Patrícia Rodrigues, mãe de três filhos, que perdeu quase tudo em recente enchente no Rio de Janeiro.

Saiba Mais »