Na tarde de quinta-feira (25/05), foi realizada a primeira reunião do GT Teletrabalho envolvendo as representações da FNP e da Petrobrás, com apresentação de uma pauta central sobre o Teletrabalho

O Sindipetro-RJ de início inqueriu a empresa de como seria a metodologia de trabalho e a dinâmica das reuniões. Como resposta a Petrobrás informou seriam realizadas somente dois encontros, sendo o segundo e último programado para daqui a 15 dias, com o objetivo de ser uma devolutiva do que foi apresentado pelos sindicatos da FNP.

Pauta central

A FNP apresentou uma ampla pauta com os seguintes pontos em destaque:

Cômputo dos dias de teletrabalho de semanal para mensal, com 25% dos dias no presencial e 75% em teletrabalho, o que permite a proporção de uma semana de trabalho presencial e três semanas em teletrabalho;

Adesão ao teletrabalho sem necessidade de aprovação do gestor imediato, ou seja, qualquer trabalhador de função administrativa pode optar por estar em teletrabalho a partir de sua vontade;

Teletrabalho integral para PCDs, que já foi aprovado pela empresa, estando pendente a instauração da extensão para responsáveis por PCDs, e aqueles em situação peculiar de saúde grave;

Teletrabalho integral para os trabalhadores em situação de transferência, enquanto sua unidade de origem não seja reativada;

Criação de um código para lançamento de horas trabalhadas além da jornada, para dias de teletrabalho, no ajuste de frequência;

Que nas vésperas de feriados como Natal, Ano Novo e na Quarta-feira de Cinzas seja possibilitado opcionalmente o cumprimento da jornada em teletrabalho, já que a empresa fecha suas instalações e o empregado fica obrigado a compensar esses dias não trabalhados no decorrer do ano; e

Que o direito ao Teletrabalho Integral seja estendido às gestantes, mães em fase lactante e aos pais que acompanham as mães nessa fase.

A pauta completa apresentada em relação ao tema Teletrabalho será parte integrante da proposta de negociação do ACT 2023 da categoria.

A representação da Petrobrás informou que já está implementando mudanças dentro do Regramento do Teletrabalho, não dizendo quais serão, e que brevemente serão divulgadas.