Horas da passagem de serviço são retiradas dos empregados transferidos

Atenção trabalhadores que chegaram transferidos do turno para o administrativo do Rio de Janeiro: A empresa retirou a Hora Extra de passagem de turno dos empregados transferidos para área administrativa.

O sindicato sempre defendeu que por interessar a empresa, essa mobilidade não deveria gerar prejuízo para o trabalhador, e, caso haja desimplantação, que se indenize pelas perdas remuneratórias.

O padrão dizia que todas as vantagens remuneratórias seriam mantidas quando ocorresse a transferência. O documento foi alterado e agora o trabalhador fica somente com o adicional de turno. Há casos com perda de mais de R$1.000,00. Sendo assim, a transferência não é atrativa, e ninguém aceitaria sair do seu local e ir de boa vontade para o administrativo perdendo tanto dinheiro.

Agora com a desmobilização de diversos ativos, a empresa conta com a concorrência entre trabalhadores por vagas em ativos não inclusos na primeira leva do desmonte, além de passividade do conjunto para retirar mais esse direito. É importante registrar que a hora extra de passagem de turno foi retirada na contraproposta da empresa.

Cabe ressaltar também que essa é mais uma demonstração de que os padrões da companhia não nos asseguram coisa alguma, como tenta “malandramente” argumentar a empresa na nossa atual negociação. O direito precisa estar explícito no ACT. A empresa agiu de má-fé ao prejudicar diversos trabalhadores mudando uma regra costumeira, sem sequer comunicar aos sindicatos, mesmo com a existência das comissões de acompanhamento de ACT.

Mais que nunca, o ACT é a nossa maior garantia por direitos.

Versão do impresso Boletim CXXVII