Curta-metragem “Imagens de Um Sonho” conta como crise da Lava Jato afetou petroleiros terceirizados

Curta de Leandro Olimpio, jornalista do Sindipetro-LP foi lançado neste 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador

O curta-documentário foi premiado em festivais de cinema do Brasil e do exterior, participando de seleções em mais de 30 mostras de cinema independente. “Imagens de Um Sonho” estreou no canal da Mídia NINJA no Youtube neste sábado, 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador. Dirigido por Leandro Olimpio, o documentário traz à tela uma das principais vítimas da crise política desta década: os petroleiros terceirizados da Petrobrás.

A película reúne imagens publicadas no Youtube pelos operários ao longo de 10 anos (2008-2018), explorando um dos capítulos mais controversos do país através de fragmentos da vida operária dentro e fora da fábrica.

São registros feitos pelos próprios trabalhadores, mostrando as alegrias e dissabores de sua jornada, ao apresentar a consolidação de um sonho operário, a conquista do emprego com carteira assinada e o acesso ao consumo; e depois seu desencanto, com a crise política e econômica de 2014, e com a deflagração da hoje desmistificada operação Lava Jato, conduzida por Sergio Moro, que culminou em demissões em massa na companhia.

Leandro Olimpio, jornalista do Sindipetro-LP por dez anos, fala como teve acesso ao material: “Estava pesquisando vídeos antigos, da criação da Refinaria de Cubatão, e me deparei com esses arquivos. Vi neles uma correspondência muito forte com os relatos que ouvi nos últimos anos de diversos operários, em atos e greves. Relatos carregados de tristeza não só pela perda de direitos, rebaixamento salarial, e pelo desemprego iminente, mas pela sensação de que a empresa não era a mesma, que o clima estava pesado. Uma melancolia. E mesmo que não fosse essa a intenção, filmando a si próprios esses operários também filmavam as transformações pelas quais passava a empresa e o país”.

Confira a película

Destaques